Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Brasil deve ceder Copa América de 2015 para o Chile

Acordo foi acertado pelo presidente da CBF com o número 1 da Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile

Paulo Passos, iG São Paulo |

Getty Images
José Maria Marin esteve com o presidente da Federação Chilena de Futebol nesta sexta
A Copa América de 2015 deverá mudar de sede. O iG apurou que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e a ANFP (Associação Nacional de Futebol do Chile) negociaram um acordo para os países trocarem o direito de organizar o torneio. Os chilenos sediariam a competição em 2015 e os brasileiros a de 2019.

Nesta sexta-feira, o presidente da ANFP, Sergio Jadue, esteve em São Paulo na residência de José Maria Marin, presidente da CBF desde a saída de Ricardo Teixeira. No encontro, os dois dirigentes acertaram a troca. Por meio da sua assessoria de imprensa, a CBF não quis se pronunciar sobre o assunto, mas afirmou que “a reunião foi proveitosa”.

Deixe seu recado e comente a notícia

Ao ceder o direito de sediar a Copa América de 2015, Marin quer o apoio dos chilenos na Conmebol (Confederação Sul-americana de Futebol). Hoje, a CBF forma com a AFA (Associação de Futebol da Argentina) um grupo, que apesar de acumular a maioria dos títulos de clubes e seleções, é minoria em tomadas de decisões na entidade.

VEJA TAMBÉM: Atraso na Lei da Copa emperra ingressos, plano de marketing e até mascote

O acordo que deverá ser selado por Marin foi acertado ainda na era Teixeira. O cartola chegou a negar os pedidos do Chile em 2009 e 2010, mas acabou aceitando agora para fazer um novo pacto político. Em 2011, o ex-presidente da CBF já havia anunciado duas cidades-sedes para a Copa América de 2015: Goiânia e Belém .

Neste sábado, Sergio Jadue deverá anunciar o acordo no Chile em entrevista coletiva. A reportagem do iG tentou entrar em contato com o presidente da ANFP, que não respondeu as chamadas. A reportagem apurou que falta apenas uma formalidade na Conmebol, que não se opõem a troca, para a mudança ser confirmada.

A última Copa América no Brasil foi em 1989. Com a troca, o país ficaria 30 anos sem receber o torneio de seleções. O Chile foi sede em 1991.
 

Leia tudo sobre: Copa AméricaCopa de 2014seleção brasileiraChileConmebol

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG