![Morre Silvio Gazzaniga, italiano que criou design da taça da Copa do Mundo Morre Silvio Gazzaniga, italiano que criou design da taça da Copa do Mundo](http://i0.statig.com.br/bancodeimagens/5x/z6/6o/5xz66o9b0dez3j7p6lzd2fv5k.jpg)
Morreu na madrugada desta segunda-feira na cidade de Milão, na Itália, aos 95 anos, o escultor e ourives Silvio Gazzaniga, italiano que criou o design da taça entregue aos vencedores da Copa do Mundo após 1970. Em comunicado, o filho do artista explicou que as causas da morte foram naturais.
LEIA MAIS: Estado de São Paulo pode ter pela terceira vez rebaixados nas Séries A, B e C
"Ele morreu serenamente durante o sono em sua casa. Ele foi dormir ontem à noite e nesta manhã nós percebemos que ele não respirava mais", disse o filho de Silvio Gazzaniga , Giorgio.
HISTÓRIA
Nascido em Milão, Silvio havia se formado como escultor nas escolas de arte locais, no período do "fervor" da vanguarda italiana, na década de 1940. Mas o ano que mudou sua vida foi 1970 quando, após a vitória do Brasil no Mundial daquele ano, que aconteceu no México, a Fifa deu ao país verde e amarelo, de maneira definitiva, o então troféu Jules Rimet.
LEIA MAIS: Rogério Ceni posta foto no metrô, é criticado e dá resposta a internauta
Por isso, a entidade máxima do futebol decidiu fazer um novo troféu e abriu um concurso para o mundo todo. Entre as 53 obras recebidas de diversos artistas, a do italiano foi a escolhida. Segundo uma explicação do próprio Silvio, a peça representa a "alegria e a exultação". A peça foi produzida por Milano Bertoni, mede 36,5 cm e é feita de 5 kg de ouro 18-quilates (75%) sólido com uma base (13 cm de diâmetro) e contém duas camadas de malaquita. No total, ela pesa 6,17 kg e representa dois jogadores estilizados que, felizes, carregam o mundo todo.
LEIA MAIS: Jô revela que bebida prejudicou sua carreira e confirma acerto com Corinthians
A data do funeral ainda não foi marcada, mas Giorgio informou que a despedida final deve ocorrer na igreja de San Pio X, a paróquia frequentada pelo pai e por sua mãe, Elisa. Depois, o corpo será cremado. "Era o desejo do meu pai comunicada há mais de 20 anos", informou o filho de Silvio Gazzaniga.
*Com informações da Agência Ansa