Por manutenção de G4, brasileiros torcem contra São Paulo na Sul-Americana

Por Pedro Taveira - iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Com Cruzeiro garantido, há apenas três vagas abertas para Libertadores do ano que vem pelo Brasileirão, mas time paulista pode roubar uma delas se conquistar torneio continental

Com o título praticamente assegurado pelo Cruzeiro, o Campeonato Brasileiro ainda tem três vagas abertas para a próxima edição da Copa Libertadores. Mas, para tal, clubes como Grêmio, Botafogo e Atlético-PR precisam que o São Paulo não conquiste novamente a Copa Sul-Americana. Isso porque a competição também rende a seu campeão um lugar no mais importante torneio continental e faria o chamado G4 nacional virar G3.

Confira classificação e artilharia completas do Brasileirão 2013

Lucas levanta o troféu de campeão da Copa Sul-Americana. Foto: Gazeta PressRogério Ceni coloca a faixa de capitão em Lucas para o meia levantar a taça. Foto: VipcommSão Paulo comemora título da Copa Sul-Americana. Foto: VipcommPoliciais tentam conter confusão entre jogadores de São Paulo e Tigre. Foto: Gazeta PressLucas aparece no meio da confusão entre são-paulinos e argentinos. Foto: Gazeta PressConfusão entre jogadores de São Paulo e Tigre ao final do primeiro tempo. Foto: Gazeta PressOsvaldo comemora o segundo gol do São Paulo sobre o Tigre. Foto: Rafael Neddermeyer/Agência O DiaLucas com o sangue após sofrer falta dura. Foto: Rafael Neddermeyer/Agência O DiaLucas comemora seu gol com os colegas de time. Foto: Luiz Fernando Menezes/Agência O DiaLucas com a bola na final da Sul-Americana. Foto: Luiz Fernando Menezes/Agência O DiaTorcida do São Paulo chega ao Morumbi para a final da Sul-Americana. Foto: João Pontes/iGTorcedores do São Paulo com a bandeira do Chelsea no Morumbi. Foto: João Pontes/iGTorcedor vai ao Morumbi com o corpo pintado e carregando a taça de campeão . Foto: VipcommConfiante no título, torcedor exibe a faixa de campeão da Sul-Americana. Foto: VipcommTorcida do São Paulo faz a festa no Morumbi para a decisão. Foto: VipcommSão-paulinos agradecem Lucas na despedida do meia-atacante. Foto: VipcommTorcedora do São Paulo canta nas arquibancadas do Morumbi. Foto: VipcommJovem torcedor mostra seu amor pelo São Paulo. Foto: VipcommO personagem Jason é lembrado mais uma vez pelo torcedor são-paulino. Foto: VipcommDenilson desarma jogador do Tigre. Foto: Vipcomm
MATEMÁTICA DO BRASILEIRÃO
CLUBECHANCES DE G4
Cruzeiro*           99%
Grêmio*           83%
Botafogo*           80%
Atlético-PR*           77%
Goiás           36%
Vitória           18%
São Paulo           4%
Santos           3%
*hoje garantidos na Libertadores 2014

“No ano passado foi uma situação que passou batido, porque o São Paulo terminou o Brasileiro na quarta posição, mas conquistou sua vaga na Libertadores por causa da Sul-Americana. E eu enxergo o clube muito forte novamente”, afirmou ao iG Esporte  o matemático Tristão Garcia, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e criador do site "Infobola".

O São Paulo está nas quartas de final da Sul-Americana. Na última quarta-feira, derrotou o Atlético Nacional, da Colômbia, no Morumbi por 3 a 2. Na próxima semana, joga por um empate fora de casa para continuar vivo na disputa. A Ponte Preta, que também ainda está na competição, não foi lembrada pelo matemático.

Para Garcia, apenas o Cruzeiro, com 99% de chances, já tem lugar na Libertadores de 2014. Com 83% e 80%, respectivamente, Grêmio e Botafogo ainda não podem dar suas classificações como certas.

“80% não é vaga garantida”, explicou o professor, embora reconheça que a situação de gremistas e botafoguenses é tranquila.

A exceção no G4 é o Atlético-PR, equipe que hoje depende muito do fracasso são-paulino na Sul-Americana. Apesar de ter 77% de chance de terminar o Brasileirão entre os quatro melhores, os paranaenses ficarão fora da Libertadores se os paulistas vencerem o torneio.

Gazeta Press
Virtual campeão brasileiro, Cruzeiro é o único que pode dar como certa sua vaga na Libertadores 2014

Copa do Brasil é alternativa

A solução para o Atlético-PR caso o São Paulo conquiste a Sul-Americana seria vencer a Copa do Brasil. Desta forma, o time não dependeria mais do Brasileirão, pois esta competição também dá vaga direta na Libertadores.

Os atleticanos estão na briga contra o Grêmio e venceram o jogo de ida em casa por 1 a 0. Goiás, também na luta pelo G4, e Flamengo são as outras equipes na disputa. Os cariocas, únicos que não podem ir à Libertadores pela através do Brasileirão, levaram a melhor no primeiro duelo por 2 a 1 fora de casa e estão muito perto da final.

Leia tudo sobre: são paulogrêmioatlético-prbotafogobrasileirãosul-americanaigspgoiásflamengocruzeiro

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas