Apenas dois pontos acima da zona de rebaixamento, time do Morumbi busca se recuperar da derrota para o Goiás na última rodada diante de um dos líderes da competição

São Paulo, de Ganso, vem de derrota no Brasileirão para o Goiás no Serra Dourada
Divulgação/SPFC
São Paulo, de Ganso, vem de derrota no Brasileirão para o Goiás no Serra Dourada

Após breve pausa para estrear com empate na Copa Sul-Americana, o São Paulo retoma neste domingo sua grande prioridade até o fim do ano: salvar-se do rebaixamento no Campeonato Brasileiro . Às 16 horas (de Brasília), o time recebe o Grêmio , no Morumbi. 

Deixe eu recado e comente a notícia com outros torcedores

Vindo de derrota na rodada passada para o Goiás, no Serra Dourada, o time paulista precisa muito da vitória, já que está apenas dois pontos acima do 17º colocado. Ainda assim, é difícil voltar à zona de descenso neste fim de semana, já que dois times abaixo fazem duelo direto.

Confira classificação, tabela de jogos, artilharia e notícias do Campeonato Brasileiro

De qualquer forma, não se cogita um tropeço como mandante, até porque, na rodada seguinte, tem clássico contra o Santos, na Vila Belmiro. Ciente disso, Muricy poupou alguns jogadores no meio de semana - nem relacionou o volante Rodrigo Caio e deixou o meia Jadson no banco de reservas até o segundo tempo.

Um desfalque certo é Welliton, cujo empréstimo foi repassado pelo Grêmio e não pode atuar por contrato - o atacante, porém, já não atuou diante da Universidad Católica por conta de dores musculares. O volante Denilson, recém-recuperado de contratura na coxa direita, segue fora. Já o meia Maicon está livre de trauma na panturrilha direita e fica à disposição, podendo ganhar uma vaga no time.

O Grêmio, sem vencer há quatro jogos somando Copa do Brasil e Brasileirão, busca no Morumbi uma vitória que lhe deixe folgado dentro do G4 e o reaproxime da disputa pela liderança. Atualmente, a vantagem é de cinco pontos sobre o Inter, quinto colocado. Por outro lado, a distância para o líder Cruzeiro subiu a 11 pontos.

Grêmio, de Vargas, bateu o Santos na última rodada
Flickr/Grêmio
Grêmio, de Vargas, bateu o Santos na última rodada

Se o técnico Renato Gaúcho tem alternado o esquema entre o 3-5-2 e o 4-4-2, para domingo não há qualquer dúvida: o time gaúcho atuará com apenas dois, e não três zagueiros. O motivo é simples: faltam beques. Gabriel rompeu os ligamentos do joelho e só volta em 2014. Werley se recupera de lesão no tornozelo e só volta semana que vem. E Rhodolfo, emprestado pelo São Paulo, não poderá atuar por cláusula contratual.

Assim, Renato conta com a volta de Saimon ao lado de Bressan. Ele não atuou no empate em 0 a 0 com o Corinthians, na quarta-feira, pela Copa do Brasil, por ter sentido indisposição antes da partida. Mas o Grêmio não perdeu consistência defensiva sem seu trio de zagueiros. Renato escalou a equipe com três volantes e três atacantes, e deve repetir a formação.

Assim, Zé Roberto deve seguir na reserva. Depois de nem sequer entrar no segundo tempo nos dois últimos jogos, o experiente meia admitiu contato do São Paulo para contar com o seu futebol, mas recuou nesta quinta-feira. "Estou muito feliz no Grêmio. Quero me retratar: não estou nada insatisfeito. O contato do São Paulo ocorreu em 2006. Meu contrato com o Grêmio vai até o final do ano, com possibilidade de renovação se chegarmos à Libertadores. Posso dizer que há grande chance de eu encerrar a carreira no Grêmio", disse.

FICHA TÉCNICA -  SÃO PAULO X GRÊMIO
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 29 de setembro de 2013, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Assistente: Alessandro Matos (BA) e João Patrício de Araujo (GO)

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rafael Toloi, Antônio Carlos e Reinaldo; Wellington (Maicon), Rodrigo Caio e Ganso; Jadson, Aloísio e Luis Fabiano
Técnico: Muricy Ramalho

GRÊMIO: Dida; Pará, Saimon, Bressan e Alex Telles; Souza, Ramiro e Riveros; Kleber, Barcos e Vargas
Técnico: Renato Gaúcho

*Com Gazeta

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.