Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Cristiano Ronaldo decide, Portugal bate a República Checa e vai às semis da Euro

Após acertar duas bolas na trave, camisa 7 da seleção portuguesa marca de cabeça e garante a classificação de Portugal para as semis

iG São Paulo | - Atualizada às

Em bela atuação de Cristiano Ronaldo, Portugal garantiu vaga nas semifinais da Euro nesta quinta-feira. Os portugueses venceram a República Checa por 1 a 0, em Varsóvia, na Polônia e esperam o vencedor do duelo entre Espanha e França para a definição do confronto das semis.

Deixe o seu recado e comente esta notícia com outros torcedores

A seleção de Portugal dominou o jogo desde o início e criou as melhores chances, principalmente com Cristiano Ronaldo, que acertou duas bolas na trave. O goleiro checo, Petr Cech, foi outro destaque da partida e evitou um placar mais elástico dos portugueses. No fim, o camisa 7 decidiu, em bela cabeçada e garantiu Portugal nas semifinais da Euro.

O jogo
A República Checa começou a partida com mais posse de bola e tentava criar jogadas pelas laterais do campo, principalmente do lado direito do seu ataque, apostando nas investidas de Selassie nas costas de Fábio Coentrão. Os portugueses, por sua vez, apertavam a marcação no meio de campo, mas pecavam na troca de passes para encaixar os contra-ataques.

Leia mais: Nasri e Ribery estão confirmados para partida contra Espanha

As chances de Portugal começaram a surgir a partir da metade da primeira etapa. Após brilhante atuação na vitória contra a Holanda, Cristiano Ronaldo não se escondeu e buscou o jogo. Aos 24, cara a cara com o Petr Cech, perdeu a primeira chance da partida. O goleiro checo fez bela defesa, mas o árbitro marcou falta do português no lance. O atacante do Real Madrid fez nova tentativa aos 32, em arremate de bicicleta, mas mandou para fora.

Getty Images
Cristiano Ronaldo tenta uma bicicleta contra a República Checa

Portugal teve uma baixa ainda no primeiro tempo. O centroavante Helder Postiga sentiu uma contusão aparentemente muscular, saiu de maca e deu lugar a Hugo Almeida.

Confira ainda: Atriz portuguesa faz ensaio sensual para motivar a seleção na Euro 2012

Os portugueses seguiam melhores e com Cristiano Ronaldo levando perigo. No melhor lance da primeira etapa, o camisa 7 quase marcou um golaço. O atacante recebeu belo lançamento, dominou a bola no peito, tirou o zagueiro e chutou na trave de Cech. A seleção da República Checa começou com mais posse de bola, mas não criou chances de gol no 1º tempo.

Logo no início do segundo tempo, o português, melhor jogador do mundo em 2008, mandou outra bola na trave, em cobrança de falta e ficou lamentando a nova oportunidade desperdiçada. O meia Nani, ex-companheiro de CR7 no Manchester United, voltou a assustar os checos, em chute forte de fora da área, que o goleiro do Chelsea espalmou.

Dominando o jogo, Portugal insistia e forçava Cech a mostrar o porquê é considerado um dos melhores goleiros do mundo. O volante João Moutinho deu belo arremate de fora e a ‘muralha’ checa fez outra defesaça.

Getty Images
Cristiano Ronaldo testa firme para marcar o gol da vitória de Portugal

Após pressionar e insistir durante todo a partida, o gol da classificação de Portugal só poderia ser dele: Cristiano Ronaldo. Após bela troca de passes, João Moutinho cruzou da direita e o camisa 7 cabeceou firme para estufar as redes de Cech e marcar o único gol do jogo, aos 34.

Os checos até esboçaram uma pressão no fim, inclusive com a presença de Cech dentro da área portuguesa para tentar o gol de empate, porém Portugal segurou o placar e avançou para as semis da Euro.

FICHA TÉCNICA 
República Checa 0  x 1 Portugal

Local: Estádio Nacional, em Varsóvia-POL

Data: 21 de junho de 2012, quinta-feira
Horário: 15h45 (horário de Brasília)
Árbitro: Howard Webb (ING)
Auxiliares: Michael Mullarkey (ING) e Sander van Roekel (HOL)

Cartões amarelos: Miguel Veloso e Nani (POR), Limbersky (REP)

Gols: Cristiano Ronaldo aos 34 do 2º tempo

REPÚBLICA CHECA: Cech; Gebre Selassie, Sivok, Kadlec e Limbersky; Hübschman (Rezek); Plasil, Kolar, Jiracek; Baros e Barida (Pekhart)
Técnico: Michal Bilek

PORTUGAL: Rui Patrício; João Pereira, Pepe, Bruno Alves e Fábio Coentrão; Miguel Veloso, Raúl Meireles (Rolando) e João Moutinho; Nani (Custódio), Cristiano Ronaldo e Hélder Postiga (Hugo Almeida) Técnico: Paulo Bento

Leia tudo sobre: portugaleuro 2012república checacristiano ronaldo

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG