iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

06/09 - 11:39

Brasil termina preparação com reconhecimento em estádio “vilão”

Seleção verde e amarela tem traumas recentes em jogos disputados no estádio Nacional, em Santiago

Gazeta Esportiva


SANTIAGO (Chile) - Juntos desde terça-feira na Granja Comary, os jogadores da seleção brasileira realizam às 17h30 deste sábado sua primeira e única atividade com bola em Santiago antes do duelo deste sábado contra o Chile. Os comandados de Dunga farão um treino de reconhecimento do gramado do estádio Nacional, local que não conhece vitória verde-amarela há 17 anos.

O tabu, porém, não é grande se a análise abranger o número de partidas. Desde o triunfo por 2 a 0 do time que tinha Paulo Roberto Falcão como técnico na Copa América de 1991, os brasileiros só visitaram duas vezes a principal arena do país andino em jogos de Eliminatórias da Copa do Mundo. E voltaram para casa marcados por más apresentações.

Na primeira vez em que disputou o torneio classificatório no sistema de pontos corridos, a seleção de Wanderley Luxemburgo sofreu a primeira derrota na competição diante dos chilenos, em 15 de agosto de 2000. Os donos da casa aplicaram 3 a 0, com gols de Estay, Zamorano e Salas. O resultado complicou a situação verde-amarela na briga para ficar com vaga na Copa de 2002 e também dificultou a permanência do treinador no time.

Menos de quatro anos depois, a vitória da equipe de Carlos Alberto Parreira esteve mais perto. Os brasileiros abriram o placar em Santiago com Luis Fabiano. Porém, aos 43 minutos do segundo tempo, um pênalti duvidoso convertido por Navia estabeleceu empate em 1 a 1, em 6 de junho de 2004. Os pentacampeões mundiais, no entanto, continuaram na liderança das Eliminatórias naquele momento.

Na tentativa de vencer novamente e pôr fim ao jejum em terras chilenas, Dunga aposta no ataque. O time terá um quarteto ofensivo formado por Diego, Robinho, Ronaldinho Gaúcho e Luis Fabiano – que é, ao lado de Julio Baptista, o único a ter participado do duelo há quatro anos. Na busca para deixar a quinta colocação das Eliminatórias para a Copa de 2010, o Brasil encara o Chile e o frio local às 22h (de Brasília) deste domingo.


Leia mais sobre: Seleção brasileira Eliminatórias

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


EFE

Apesar dos pesares
Mesmo sem vencer em Santiago há 17 anos, Brasil foi recebido com festa

Topo