Publicidade
Publicidade - Super banner
Automobilismo
enhanced by Google
 

José Carlos Pace viveu em Interlagos o grande momento da carreira

Piloto, que dá nome ao circuito, conquistou ali sua única vitória na Fórmula 1

iG São Paulo |

Desde 1985, o Autódromo de Interlagos, sede do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, chama-se oficialmente Autódromo José Carlos Pace. O batismo serviu de homenagem póstuma a um dos primeiros pilotos brasileiros na categoria, que conseguiu sua maior glória na carreira justamente no circuito paulistano.

Leia também: Chuva faz parte da história de Interlagos. Veja fotos

Contemporâneo de Emerson Fittipaldi na F1, Pace disputou 72 corridas entre 1972 e 1977, obtendo uma pole, seis pódios e uma vitória – triunfo que o imortalizou diante dos fãs brasileiros.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

Em 1975, Pace, que competia pela Brabham, largou em sexto no Grande Prêmio do Brasil. Mas conseguiu superar favoritos, como Carlos Reutemann e Niki Lauda, e ainda contou com o abandono do pole position Jean-Pierre Jarier para vencer o GP.

Pace subiu ao lugar mais alto do pódio em Interlagos na única vitória de sua carreira. Foi seguido por Fittipaldi na primeira dobradinha brasileira na categoria, resultado que entrou para a história do circuito paulistano.

Dois anos depois da vitória histórica, Pace morreu em acidente aéreo na Serra da Cantareira. Ele tinha 32 anos. Por sua importância no automobilismo brasileiro, foi homenageado dando nome ao Autódromo de Interlagos.

Reprodução
José Carlos Pace, ex-piloto que hoje dá nome ao circuito de Interlagos

Carreira

A temporada de 1975, ano de sua única vitória na Fórmula 1, foi a melhor da carreira de Pace. O brasileiro, que havia estreado na Brabham na metade da temporada anterior, terminou o campeonato na sexta colocação

A única pole da carreira de Pace também foi em 1975. Logo após vencer no Brasil, o piloto – que estreou na F1 em 1972, pela March – largou na frente na África do Sul, terminando a corrida na quarta colocação.

Entre 1973 e 1974, Pace correu pela March. Do meio de 1974 a 1977, o brasileiro foi piloto da Brabham, equipe em que conseguiu seus melhores resultados.

Antes de chegar à Fórmula 1, Pace brilhou na Fórmula 3 britânica, conquistando um título na categoria Foward Trust Series – foi essa conquista que chamou a atenção dos dirigentes da F1.

Confira a programação completa do fim de semana da Fórmula 1 no Brasil:

Primeiro treino livre: 10h (sexta-feira)

Segundo treino livre: 14h (sexta-feira)

Terceiro treino livre: 11h (sábado)

Treino classificatório: 14h (sábado)

Corrida: 14h (domingo)

Leia tudo sobre: josé carlos paceinterlagosfórmula 1f1emerson fittipaldibrabham

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG