Vettel vence no Japão e precisa apenas de quinto lugar na Índia para ser tetra

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Alemão fez sua parte, mas Fernando Alonso terminou na quarta posição e manteve vivas suas chances matemáticas de brigar pelo campeonato de Fórmula 1

Pela nona vez na temporada, quinta consecutiva e 35ª na carreira: Sebastian Vettel. O alemão fez sua parte e venceu neste domingo o GP do Japão, dando mais um importante passo na direção do tetracampeonato de Fórmula 1. No entanto, Fernando Alonso terminou a prova com sua Ferrari na quarta posição e adiou a definição do campeonato.

Acha que o domínio de Vettel é bom para a F1? Deixe seu comentário

Sebatian Vettel comemora vitória no GP do Japão. Foto: Getty ImagesSebatian Vettel comemora vitória no GP do Japão com Mark Webber. Foto: Getty ImagesSebastian Vettel comemora com champagne vitória no GP do Japão, sua nona na temporada 2013. Foto: Getty ImagesFernando Alonso e Felipe Massa fizeram provas discretas no Japão. Foto: Getty ImagesGiedo Van der Garde e Jules Bianchi se acidentam logo na primeira curva do GP do Japão. Foto: APGrosjean, Webber e Vettel se alternaram na liderança do GP do Japão até a 41ª volta, quando alemão disparou. Foto: Getty ImagesRomain Grosjean pulou da quarta para a primeira colocação na largada do GP do Japão. Foto: Getty ImagesWebber comemora pole no Japão ao lado de Vettel e Hamiltonm que largam em 2º e 3º (12/11). Foto: APAlemão Sebastian Vettel, que pode ser campeão neste final de semana, usa um capacete com desenhos de motivos japoneses. Foto: Clive Rose/Getty ImagesVettel, que largará em 2º, precisa vencer e torcer para que Alonso não ultrapasse o 9º lugar para ser campeão. Foto: Clive Rose/Getty ImagesMassa e Alonso são vistos depois do treino de classificação para o GP do Japão de F1. Foto: Shuji Kajiyama/APFelipe Massa vai largar na quinta colocação no GP do Japão de Fórmula 1 neste domingo. Foto: Clive Rose/Getty ImagesTorcedoras japonesas levam faixa de apoio ao piloto brasileiro Felipe Massa, no circuito de Suzuka (11/10). Foto: Getty ImagesMas seu companheiro na Ferrari, Fernando Alonso, também contou com uma torcida especial em Suzuka (11/10). Foto: Getty ImagesSebastian Vettel, da Red Bull, foi o mais rápido no 2º treino livre em Suzuka (11/10). Foto: APO australiano Mark Webber terminou como o segundo mais rápido nos treinos livres do GP do Japão (11/10). Foto: Getty ImagesO alemão Nico Rosberg, da Mercedes, observa os tempos dos rivais durante a segunda sessão de treinos livres (11/10). Foto: Getty ImagesMassa, que não gostou do desempenho da Ferrari nos treinos livres, terminou o dia como o 8º mais rápido (11/10). Foto: Getty ImagesFernando Alonso relaxa nos boxes, após fazer apenas o 10º tempo nos treinos livres (11/10). Foto: Getty ImagesCom a tradicional roda-gigante de Suzuka ao fundo, o mexicano Sergio Perez treina com a sua McLaren (11/10). Foto: Getty Images

A diferença entre os pilotos, que era de 77 pontos antes da corrida em Suzuka, subiu para 90. Com isso, restando quatro etapas, o alemão da Red Bull precisa apenas terminar o GP da Índia na quinta colocação para garantir matematicamente o título por antecipação. A disputa será realizada em 3 de novembro.

CLASSIFICAÇÃO DO MUNDIAL DE F1
PILOTO
PONTOS
1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)297
2. Fernando Alonso (ESP/Ferrari)207
3. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus)177

Mark Webber, que largou na pole, e Romain Grosjean, um dos destaques deste domingo, completaram o pódio no Japão. O francês chegou a brigar diretamente pela vitória ao pular para a liderança logo na primeira curva, mas sua Lotus não resistiu ao ritmo dos rivais da Red Bull.

Saindo do quinto lugar, Felipe Massa fez corrida apagada. Prejudicado por um drive-through por ter excedido a velocidade nos boxes, o brasileiro acabou apenas na décima colocação. Nico Hulkenberg, seu principal rival por uma vaga na Lotus na temporada 2014, foi novamente bem com a Sauber e terminou em sexto.

LEIA: Maria de Villota é homenageada com um minuto de silêncio antes de GP do Japão

AP
Sebastian Vettel brinca com troféu de vencedor do GP do Japão

Grosjean pula para a liderança na primeira curva

A expectativa na largada do GP do Japão era ver se Vettel atacaria Webber na primeira curva, uma vez que a dupla da Red Bull dividiu a primeira fila. Ambos não esperavam, porém, que Grosjean começasse a prova com tudo. Vindo do quarto lugar, o francês precisou de poucos metros para assumir a ponta.

Vettel rouba liderança no fim

Com estratégias diferentes de pit stop, o piloto da Lotus se alternou a liderança com os dois da Red Bull até a 41ª volta. Depois da última rodada nos boxes, Vettel deixou Grosjean para trás e caminhou tranquilo para a vitória. Webber até poderia ameaçá-lo, mas teve muita dificuldade em deixar o francês para trás – só conseguiu fazê-lo na abertura do 52º giro.

Alonso mantém campeonato aberto

A participação de Alonso no GP do Japão foi discreta. O suficiente apenas para manter o Mundial 2013 aberto. O espanhol precisava chegar pelo menos em oitavo para evitar o tetra antecipado de Vettel e acabou em quarto.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DO GP DO JAPÃO 2013:

1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 53 voltas
2. Mark Webber (AUS/Red Bull) - a 7s129
3. Romain Grosjean (FRA/Lotus) - a 9s910
4. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 45s605
5. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - a 47s325
6. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) - a 51s615
7. Esteb.an Gutierrez (MEX/Sauber) - a 71s630
8. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 72s023
9. Jenson Button (ING/McLaren) - a 80s821
10. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 89s263
11. Paul Di Resta (ESC/Force India) - a 98s572
12. Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso) - a 1 volta
13. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) - a 1 volta
14. Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 1 volta
15. Sergio Perez (MEX/McLaren) - a 1 volta
16. Pastor Maldonado (VEN/Williams) - a 1 volta
17. Valtteri Bottas (FIN/Williams) - a 1 volta
18. Charles Pic (FRA/Caterham) - a 1 volta
19. Max Chilton (ING/Marussia) - a 1 volta
- Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - abandonou
- Giedo Van der Garde (HOL/Caterham) - abandonou
- Jules Bianchi (FRA/Marussia) - abandonou

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas