Tamanho do texto

Seleção fez 3 a 0 para cima dos adversários e subiu para a terceira colocação geral na Copa do Mundo de vôlei

Giba foi o maior pontuador do Brasil na vitória sobre o Irã na Copa do Mundo
Divulgação/CBV
Giba foi o maior pontuador do Brasil na vitória sobre o Irã na Copa do Mundo
Em sua estreia na última fase da Copa do Mundo de vôlei , a seleção brasileira masculina venceu o Irã por 3 a 0, nesta sexta-feira, no Yoyogi National Stadium, em Tóquio, e segue vivo na luta por uma vaga para os Jogos Olímpicos de 2012.

Apesar de estar oscilando e já somar três derrotas no torneio, o time comandado pelo técnico Bernardinho encontrou facilidade para superar o adversário, uma das surpresas da competição.

Leia também: Para Giba, últimos jogos serão como semi e final

Concentrado, o time brasileiro fechou o jogo com parciais de 25/20, 25/18 e 25/16, conseguindo sua sexta vitória na competição e recuperando o controle emocional após o tropeço diante da Sérvia na última rodada. A seleção também já havia sido superada por Itália e Cuba.

Agora, o Brasil sobe para a terceira colocação e volta a ocupar um lugar na zona de classificação para as Olimpíadas de Londres.

Leia também: Bernardinho acredita em classificação com três vitórias

"Foi um resultado importante. Havia uma tensão natural em função dos resultados, mas o time, de uma forma geral, controlou bem a partida e não concedeu muito espaço ao Irã. Soubemos jogar de uma maneira correta, inteligente e isso é muito bom. Dominamos o placar quase a partida inteira, mas não podemos nos iludir com a vitória de hoje, pois ela é apenas uma etapa", afirmou Bernardinho.

Os números da partida mostraram equilíbrio da seleção. O ponteiro Giba, eleito o melhor em quadra, foi o maior pontuador, com 15 acertos. Logo depois apareceu o central Sidão, com 14 pontos e o oposto Leandro Vissotto, com 11. Murilo também teve uma boa atuação e colocou oito bolas no chão.

Ainda nesta sexta, a Rússia venceu o Japão por 3 sets a 0 e assumiu a primeira colocação na tabela, deixando a Polônia, que passou pela Itália por 3 sets a 2, com o segundo lugar. Os italianos ainda estão na cola do Brasil, com um ponto apenas a menos que a equipe de Bernardinho.

O próximo confronto do time verde e amarelo será diante dos poloneses, na madrugada deste sábado, às 4h (horário de Brasília). No domingo, o Brasil encerrará a participação na Copa do Mundo contra o Japão no domingo, às 7h20. Ao término do torneio, os três primeiros colocados estarão nos Jogos de 2012. O Brasil precisa vencer seus jogos para seguir na disputa.

Murilo foi um dos destaques na vitória brasileira
AFP
Murilo foi um dos destaques na vitória brasileira

O jogo

O jogo começou melhor para o Brasil, que comandou o placar. No primeiro tempo técnico, vencia por 8/4. A vantagem ainda aumentou (15/9) e, na segunda parada técnica, o time verde e amarelo liderava por 16/11. Quando o marcador apontou 22/16 para a equipe brasileira, o técnico do Irã pediu tempo. No final, melhor para o Brasil que venceu o primeiro set por 25/20.

Lucas abriu a segunda parcial com ace, mas os iranianos viraram o placar para 3/1. No primeiro tempo técnico, o adversário se manteve à frente do Brasil: 8/6. A equipe brasileira deixou o jogo igual em 9/9 e passou a comandar o marcador em 12/11. O restante do set foi mais tranquilo para a seleção brasileira, que venceu por 25/18.

O terceiro set teve um começo parecido com o primeiro, com o Brasil à frente por 8/4. A equipe de Bernardinho se manteve com boa vantagem e, no meio da parcial, tinha o dobro de pontos dos iranianos: 14/7. Na reta final, os brasileiros não tiveram dificuldade para fechar o set em 25/16 e o jogo por 3 a 0.

*com Gazeta Esportiva e agências

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.