Itália afasta principal jogador de vôlei do país por problema com marca de tênis

Ivan Zaytsev foi medalha de prata com a seleção italiana nos Jogos Olímpicos e um dos principais atletas da competição que acabou com o ouro do Brasil

O principal jogador de vôlei da Itália , Ivan Zaytsev , foi afastado nesta terça-feira da seleção nacional após ser protagonista de uma polêmica envolvendo a marca de tênis Mizuno, patrocinadora oficial do time.

Leia também: Grupo de atletas transexuais quer participar de campeonato feminino de vôlei

"A convocação para a seleção nacional de Ivan Zaytsev foi retirada", disse o presidente do Comitê Olímpico Nacional Italiano (Coni), Giovanni Malagò. O jogador já estava em preparação para o Campeonato Europeu que será realizado na Polônia, no final de agosto.

Itália afasta Ivan Zaytsev, principal jogador de vôlei do país, por problema com marca de tênis
Foto: Divulgação
Itália afasta Ivan Zaytsev, principal jogador de vôlei do país, por problema com marca de tênis

Em comunicado, a Federação Italiana de Vôlei (Fipav), afirmou que no final de maio, a organização descobriu que o atleta firmou um contrato com uma marca de tênis diferente da que fornece os calçados para a seleção italiana.

Leia também: "Minha essência é de mulher", se defende transexual brasileira do vôlei

Na ocasião, o jogador declarou que devido a um problema físico não tinha como usar o calçado fornecido pela Mizuno. Por sua vez, a Fipav e empresa tentaram encontrar soluções para o caso. A Mizuno, portanto, fez três modelos diferentes de tênis, mas Zaytsev nunca os usou. Além disso, outros dois calçados especiais vieram do Japão para o jogador testá-los. No entanto, durante um treino em julho, ele ainda manifestou desconforto.

Na tentativa de solucionar o caso, a Federação propôs ao atleta a possibilidade de usar o seu prôprio tênis, mas com o logotipo da marca patrocinadora. A hipótese foi descartada pelo Zaytsev , já que possui obrigações contratuais com seus patrocinadores. Ivan Zaytsev é considerado um dos melhores jogadores da seleção de vôlei da Itália.

Leia também: Elas foram campeãs e comemoraram peladonas no vestiário

Prata nas Olimpíadas

Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, a seleção italiana foi derrotada pela seleção brasileira e conquistou a medalha de prata da competição. O jogador de 28 anos foi o maior pontuador da partida final.