iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Vôlei

22/06/2009 - 16:12, atualizada às 19:46 22/06

Com Giba, Gustavo e Rodrigão, Pinheiros apresenta time das estrelas em São Paulo
Equipe ainda conta com o levantador Marcelinho e já é apontada como favorita aos títulos na próxima temporada; assista vídeo

Por Aretha Martins, do iG Esporte


SÃO PAULO – Depois de 30 dias de negociação, acerto com os jogadores, São Paulo conhece seu novo time de vôlei: o Pinheiros/Sky. A equipe foi apresentada nesta segunda-feira pela manhã, na sede do clube.  Giba, um dos melhores do mundo na última Olimpíada e Liga Mundial, precisava de uma carta de liberação do russo Iskra Odintsovo para jogar no Brasil, e foi confirmado na equipe paulistana.

Além de Giba, que volta ao Brasil depois de oito anos no exterior, a equipe do Pinheiros terá Rodrigão e Gustavo, que jogavam no voleibol italiano e estavam empenhados em jogar no país mais uma vez. Na Itália desde 2001, Gustavo já sonhava com o retorno desde a última temporada. “É um prazer e um sonho jogar no Pinheiros. Estava desde o ano passado querendo voltar e agradeço a Deus a oportunidade”, disse o central. Se voltar já era um objetivo, ter a chance de dividir a quadra com esse trio tornou tudo mais fácil ainda. “Caiu do céu.”

Rodrigão é mais um jogador que não queria passar mais uma temporada na Itália. “Tinha proposta para renovar com o Macerata, mas estava adiando. Tinha que ter dado uma resposta até março e segurei até agora”, explicou o jogador. “Foi uma surpresa o Pinheiros/Sky. Eu queria voltar, mas não tinha nada certo e no final as coisas saíram muito bem.”

Divulgação
Gustavo, Cebola, Marcelo e Rodrigão na apresentação do Pinheiros/Sky

O Pinheiros/Sky ainda conta com Marcelinho, que estava sem time desde a extinção do Unisul. O levantador acredita em um bom momento para o vôlei nacional com a criação deste time dos sonhos. “Isso vai entrar para a história do vôlei mundial”, falou Marcelinho. “Prometer títulos é difícil, mas vamos jogar o máximo e queremos ganhar”, disse. "Acredito que, en tudo que a gente entra, a gente entra para ganhar. Então, viu Cebola, vamos esperar, mas vocês sabem que ganhar é importante sim", brincou Luiz Eduardo Baptista da Rocha, presidente da Sky, pratrocinadora do time paulistano.

Ainda estão no elenco da equipe o cubano Rocca, o veterano líbero Kid, que jogou como atacante na seleção brasileira nos anos 90, Leonardo Mello, Dirceu e Joel Pedrosa. "Não é um negócio pontual. Temos uma parceira de três anos com a Sky e espero prolongar por muito anos", afirmou Antônio Moreno Neto, presidente do Pinheiros. "Posso dizer que hoje o céu está azul", brincou o dirigente.

Favoritismo para a próxima temporada
Com o elenco estrelado, o novo time da capital paulista já nasce como favorito. O que não é novidade para esses jogadores, acostumados à pressão.  “São todos jogadores muito experientes, que já sabem como trabalhar”, disse o técnico Carlos Alberto Villar Castanheira, o Cebola, homem que terá a incumbência de fazer o timaço render em quadra. “Joguei na seleção, e a gente era o time a ser batido. Agora, todo mundo vai querer bater o Pinheiros. E a diferença é que a gente já está preparado para isso”, afirmou Rodrigão.

A equipe também não vai sofrer de um mal de novos elencos: a falta de entrosamento. Giba, Marcelo, Gustavo e Rodrigão se conhecem da seleção brasileira vice-campeã olímpica em Pequim e de outros tantos torneios. “Voltar a jogar junto com eles é uma coisa muito boa. Já estamos acostumados. Acho que o principal é saber jogar com o Marcelo (levantador), e quase todo o time já sabe. Só o Léo, que ainda vai chegar, nunca atuou com ele. Mas adaptar só com um será fácil”, falou Rodrigão. “Vamos reviver os bons momentos de seleção”, completou o meio-de-rede.

Reforços do Pinheiros falaram ao iG Esporte; assista!




Começo do trabalho

Os jogadores que faltam para completar o elenco paulista serão apresentados na próxima segunda-feira. Segundo o técnico Cebola, os contratos já estão encaminhados. Serão 10 atletas experientes e mais três ou quatro selecionados das categorias de base do próprio Pinheiros. “Vai ser uma mescla com a nova geração”, disse.

Os treinos começam no dia 29 deste mês e o foco será o Campeonato Paulista, marcado para agosto. “Serão 40 dias até as finais do torneio e até lá terá dado tempo de sentir esse time. Depois, com a volta dos jogadores que estão na seleção (Giba e Rodrigão), vamos nos preparar para a Superliga. Gostaria de estar nas finais do Paulista e disputar as finais de todos os turnos da Superliga”, avaliou Cebola.

O time vai treinar e jogar na sede do Pinheiros, mas já pensa na possibilidade de fazer jogos fora e contar com apoio da torcida para rever os ídolos mundiais aqui no Brasil."É um exemplo de paixão que estamos trazendo de volta ao Brasil. São ídolos que o Brasil não tinha desde Ayrton Senna", afirmou o presidente da Sky. "Até a minha filha queria vir aqui hoje e tirar foto com o Giba", contou o empresário.

Sky não revela valores
O presidente da Sky, Luiz Eduardo Baptista da Rocha, conhecido como Bap, não quis revelar os valores investidos na nova equipe de vôlei masculino. “Não vou falar em número, mas se não fosse a lei clara de incentivo ao esporte e a tradição secular do Pinheiros, a parceria não teria sido possível”, explicou Bap. “O Pinheiros vai completar 110 anos em setembro, e o esporte é a prioridade número 1 nesses anos”, garantiu Antônio Moreno Neto, presidente do clube paulistano.

"Não vou falar em valores, mas o Brasil está no páreo. E como para pensar de igual para igual com os europeus, eu escolhi jogar no Brasil", disse Gustavo.

Além disso, o presidente da Sky não se preocupa em não ter o nome da sua empresa dito nas transmissões em TV aberta, crítica dos patrocinadores na última temporada. “O problema não está aí. É um dado, uma equação e temos que aprender a conviver com eles. Se o nome for citado, ótimo. Mas se não for, está tudo bem também. Isso não muda a nossa relação. Não colocaria mais dinheiro por causa dessa questão”, garantiu Bap.


Leia mais sobre: vôlei Pinheiros/Sky Giba Gustavo Rodrigão Marcelinho

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Divulgação

giba

Giba
Jogador chegou atrasado por causa de um problema no aeroporto, mas foi apresentado

Topo
Contador de notícias