Tamanho do texto

Tenista francês decide o ATP Finals diante do suíço neste domingo, em Londres

selo

O francês Jo-Wilfried Tsonga ganhou neste sábado do tcheco Tomas Berdych, por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/5, e se classificou para a decisão do ATP Finals, torneio que reúne os oito melhores tenistas da temporada, em Londres, na Inglaterra. Assim, ele vai disputar o título neste domingo contra o suíço Roger Federer, que eliminou o espanhol David Ferrer na outra semifinal.

Com tranquilidade, Federer despacha Ferrer e alcança final

Número 6 do mundo, Tsonga teve uma atuação bastante consistente diante de Berdych, que ocupa atualmente o sétimo lugar no ranking. O francês precisou de 1 hora e 34 minutos de jogo para fechar a vitória em 2 sets a 0, igualando o histórico do confronto com o tenista checo, de quem ele tinha perdido na única vez que se enfrentaram até então - foi em Pequim, também neste ano.

Tsonga comemora o triunfo sobre Berdych
Getty Images
Tsonga comemora o triunfo sobre Berdych

 Na final, porém, Tsonga terá um desafio bem mais duro. Federer ainda está invicto no ATP Finals, tendo, inclusive, derrotado o próprio francês na estreia, quando fez 2 sets a 1. Além disso, o suíço vem embalado por dois títulos seguidos, no Torneio da Basileia e no Masters de Paris, e já assegurou seu retorno ao terceiro lugar do ranking mundial - ultrapassará o escocês Andy Murray.

Comprovando que são realmente os dois melhores tenistas deste final de temporada, Federer e Tsonga vão decidir um título pela segunda vez seguida. Os dois se enfrentaram há duas semanas no Masters de Paris, quando o suíço venceu o rival por 2 sets a 0 e foi o campeão. Assim, o francês coleciona seis derrotas em nove partidas já disputadas entre eles no histórico do confronto.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.