Tamanho do texto

Sérvio vence Nadal em uma final pela quarta vez no ano, duas delas jogando no saibro

AP
Djokovic comemora vitória no saibro
Novak Djokovic estendeu seu domínio sobre atual número 1 do ranking, Rafael Nadal, com um duplo 6-4, vencendo a final do Aberto da Itália, disputada em Roma, neste domingo. Djokovic aumentou sua série invicta em 2011, com 37 vitórias. Desde o final do ano passado, já são 39 triunfos consecutivos.

Atual número 2 no ranking da ATP, Djokovic derrotou Nadal em todas as quatro finais disputada por ambos neste ano. Há uma semana, derrotou o espanhol pela primeira vez numa quadra de saibro, fato que se repetiu hoje. O sérvio é o primeiro jogador a derrotar Nadal no saibro por duas vezes no mesmo ano. Esta foi a 11ª vitória de Djokovic sobre Nadal na carreira, contra 16 do espanhol. A marca vem exatamanete uma semana antes do início do campeonato em Roland Garros, tradicional torneio neste tipo de quadra.

No início do jogo, ambos os lados confirmaram seus serviços até o oitavo game. Com 4 a 3, Djokovic quebrou o saque de seu oponente e pôde sacar para o set. Nadal devolveu o break-point convertido, mas seu adversário fechou com 6/4, após outra ótima devolução, e vibrou muito com o ponto final da parcial.

O tenista sérvio beija o troféu conquistado em Roma
AFP
O tenista sérvio beija o troféu conquistado em Roma

No segundo set, o sérvio foi bem no seu saque e, depois de estar vencendo o segundo game de zero, confirmou mais um break-point e abriu 2 a 0. Nadal encostou no placar e devolveu a quebra, porém, após bons serviços de ambos os lados, já com 5 a 4, o sérvio disparou na devolução, garantiu a quebra vencedora do duelo - apesar de ter perdido um triplo match point e deixado Nadal encostar - e deu números finais ao jogo.

Com a vitória, Djokovic encosta mais ainda em seu rival na luta pela liderança do ranking de entradas da ATP. Só neste ano, além de Roma, o tenista da Sérvia foi o melhor nos torneios Aberto da Austrália, Belgrado e Dubai, e nos Masters de Indian Wells, Miami e Madri.

Horas antes, em Roma, Maria Sharapova venceu Sam Stosur na final feminina de Roma, conquistanto sua maior vitória no saibro.

*com AP e Gazeta.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.