Tamanho do texto

Israelense já eliminou o brasileiro no Aberto dos Estados Unidos e no ATP Challenger Finals, em São Paulo

O sorteio da chave principal do Aberto da Austrália foi realizado na noite da última quinta-feira. O brasileiro Thomaz Bellucci , melhor tenista do País no ranking mundial, encara na estreia o carrasco israelense Dudi Sela, responsável por impor uma dura derrota no ano passado .

Leia também: Aquecimento para Grand Slam tem ping pong e vestido novo. Veja fotos

Na primeira rodada do Aberto dos Estados Unidos 2011, Bellucci chegou a abrir 2 sets a 0, mas tomou a virada com direito a um pneu na última parcial. No final do ano, voltou a cair diante de Sela, no ATP Challengers Finais , em pleno Ginásio do Ibirapuera.

Em Melbourne, Bellucci, 38º colocado do ranking mundial, tem uma nova chance de revanche diante de Sela, 73º da lista da ATP. Se vencer, o brasileiro pode encontrar logo na segunda rodada o francês Gael Monfils, cabeça de chave número 14, que estreia diante do local Marinko Matosevic.

O Aberto da Austrália marca a estreia em Grand Slams de Thomaz Bellucci sob o comando do treinador argentino Daniel Orsanic. No primeiro campeonato oficial da dupla, o tenista brasileiro caiu na segunda rodada do ATP 250 de Auckland, disputado nesta semana, diante do belga Olivier Rochus.

E ainda: Bellucci perde batalha e acaba eliminado em Auckland

O Brasil conta com outros dois representantes já confirmados na chave principal. Na estreia, João Souza (106º), o Feijão, enfrenta o australiano Matthew Ebden (97º) e Ricardo Mello (109º) duela com um qualifier, mas pode encontrar na segunda rodada o francês Jo-Wilfried Tsonga, sexto favorito, rival do uzbeque Denis Istomin.

O Brasil ainda conta com um representante vivo no torneio classificatório. Na última rodada do quali, André Ghem (303º) encara o espanhol Roberto Bautista-Agut (175º). Se vencer, o gaúcho de 29 anos garante presença na chave principal de um Grand Slam de forma inédita.

Atual número 1 do mundo e defensor do título, o sérvio Novak Djokovic estreia contra o italiano Paolo Lorenzi. Tetra na Austrália, o suíço Roger Federer, terceiro favorito, pega um qualifier. Assim como o espanhol Rafael Nadal, cabeça de chave número 2 e dono de um título em Melbourne.

Na chave feminina, Caroline Wozniacki, atual número 1 do mundo, enfrenta a local Anastasia Rodionova. A theca Petra Kvitova, cabeça de chave número 2 e perseguidora da dinamarquesa na liderança do ranking da WTA, encara na estreia a russa Vera Dushevina.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.