Tamanho do texto

Além de garantir a taça na Austrália, o triunfo com parciais de 6/3 e 6/0 coloca a tenista na liderança do ranking mundial

Azarenka posa com o troféu conquistado no Aberto da Austrália
AP
Azarenka posa com o troféu conquistado no Aberto da Austrália
Com direito a um pneu diante da russa Maria Sharapova, a bielorrusa Victoria Azarenka conquistou o primeiro título de Grand Slam da carreira na manhã deste sábado. Além de garantir a taça do Aberto da Austrália, o triunfo com parciais de 6/3 e 6/0 coloca a tenista na liderança do ranking mundial.

Leia também: Djokovic vence partida de quase cinco horas e vai à decisão contra Nadal

Cabeça de chave número 3 do torneio, Azarenka precisou de apenas 1h22min para liquidar a partida diante de Sharapova, quarta favorita. Em um duelo marcado pelos gritos das duas tenistas a cada rebatida, a bielorrusa aproveitou cinco de seus sete break-points e ainda contou com 30 erros não forçados da adversária.

No ranking mundial que será divulgado pela WTA na próxima segunda-feira, Victoria Azarenka será a primeira colocada de forma inédita. A tcheca Petra Kvitova e Sharapova também disputaram o torneio em Melbourne com chance de desbancar a dinamarquesa Caroline Wozniacki, mas fracassaram.

Em uma grande campanha até o título do Aberto da Austrália, Azarenka cedeu apenas dois sets, contra a belga Kim Clijsters, 11ª favorita, e a polonesa Agnieszka Radwanska, oitava pré-classificada. A tenista bielorrusa ainda aplicou pneus em quatro de seus sete confrontos.

Antes do título em Melbourne, o melhor desempenho de Azarenka em torneios do Grand Slam era a semifinal de Wimbledon-2011. Campeã do Torneio de Sydney-2012 na abertura desta temporada, a bielorrusa soma 12 partidas de invencibilidade. Com apenas 22 anos, tem um total de 10 títulos e oito vices.

Além de faturar uma premiação de US$ 2,3 milhões pelo título, Azarenka desempata o retrospecto no confronto direto diante de Sharapova. Desde a temporada de 2007, a bielorrusa tem quatro vitórias em sete partidas. A russa havia vencido o encontro anterior, nas quartas de Roma-2011.

Veja fotos: Arquibancadas do Aberto da Austrália deixam o torneio mais bonito

Com a derrota, Maria Sharapova vê seu jejum no Grand Slam aumentar. Ex-líder do ranking mundial, ela foi campeã do Aberto da Austrália-2008, do Aberto dos Estados Unidos-2006 e de Wimbledon-2004. Desde que retornou após uma grave lesão no ombro, acabou com o vice em Wimbledon-2011 e neste sábado. Na carreira, tem 24 títulos e 14 derrotas em finais.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.