O Jacarandás Club, em Caldas Novas, no Estado de Goiás, vai receber, a partir deste sábado (18), um torneio de tênis em cadeira de rodas da Federação Internacional de Tênis (ITF, sigla em inglês). É a primeira vez que a cidade promove uma disputa do circuito mundial.
A competição terá nomes de peso e grandes promessas brasileiras da modalidade. Vitória Miranda, de apenas 18 anos, é uma das participantes. Mesmo com pouca idade, ela já é sensação do tênis em cadeira de rodas do mundo. Além de ser a principal tenista brasileira da modalidade, a jovem é a número 1 do mundo na categoria juvenil e a 33ª do mundo na categoria feminino adulto.
Campeã de simples e duplas de Roland Garros e do Australia Open 2025 Júnior, Vitoria Miranda está empolgada em disputar um torneio tão importante em solo brasileiro. “É sempre especial jogar os torneios no Brasil, pois ajuda no desenvolvimento do esporte no país e ajuda muito na soma de pontos para o Ranking sem precisar sair pra fora”, afirmou.
Além dela, a medalista de prata dos jogos Parapan-Americanos de Santiago, em 2023, Meirycoll Duval, também vai participar da competição. A mineira, de 30 anos, conta com experiência de ter disputado as Para-Olimíadas de Tóquio, em 2021, e a bagagem de mais de 70 títulos internacionais, entre torneios de simples e duplas, para vencer a disputa.
Jacarandás Club Wheelchair Cub
O torneio é inédito no Estado de Goiás e contará pontos para o ranking da Federação Internacional de Tênis (ITF, sigla em inglês).
Ao todo, serão disputadas três categorias: masculino, feminino e juvenil. Os atletas conquistaram a vaga através do ranking da ITF. Para os campeões, a competição vai render 335 pontos no circuito mundial e um prêmio de 3 mil dólares (cerca de R$16 mil).
O torneio será realizado, entre os dias 18 e 21 de outubro. O espaço conta com 4 quadras de tênis com medidas oficiais e infraestrutura profissional para receber os atletas de ponta.
Nível internacional
Ladislau Santos, Diretor do Torneio Internacional de Wheelchair Tênis, assumiu o compromisso em promover um torneio digno do circuito internacional de tênis.
"Nosso compromisso é promover um evento de alto nível, com estrutura digna e visibilidade compatível com a grandeza desses jogadores. Agradecemos aos apoiadores, patrocinadores e parceiros que acreditam nessa causa. Contamos com a presença de todos para prestigiar esse espetáculo de garra e talento ", ressaltou.
O evento conta com apoio das empresas Deck Restaurante, Rio Veículos Fiat e Hotel Hot Star. Além do patrocínio master do Hotel Morada do Sol. Segundo o diretor do Jacarandás Club, Fernando Filho, o clube já firmou acordo com o ITF para realização novas edições do campeonato, possibilitando que a cidade se torne referência no circuito do tênis. Ele também destacou a importância de promover a inclusão sociais através do esporte.
"É um torneio de extrema relevância para Caldas Novas e região. É um torneio que engrandece muito o Jacarandás Club. Nos honra muito ser sede desse torneio. Mostra quanto o esporte é fundamental para inclusão social, para saúde, bem estar e principalmente como ferramenta solidária. Nesse torneio teremos a participação de vários atletas internacionais. Teremos como atrativo e benefício para a sociedade o ingresso solidário. Serão arrecadados alimentos para instituições que necessitam. E mostra mais uma vez que o Jacarandás Club está um passo a frente pensando sempre no bem estar social e na inclusão de todos os cidadãos de Caldas Novas, região e do nosso Brasil" , completou.