Tenistas da Croácia são recebidos por multidão após conquistarem título mundial

Em reedição da Copa do Mundo de futebol, a Croácia venceu a França por 3 a 1 e levou o título da Copa Davis de 2018 para casa. O país tem duas taças

Tenistas foram ovacionados por multidão após conquistar título mundial no tênis de seleções
Foto: Reprodução
Tenistas foram ovacionados por multidão após conquistar título mundial no tênis de seleções

O encontro entre França e Croácia marcou o ano esportivo de 2018. Depois dos dois países decidirem a Copa do Mundo de futebol na Rússia, foi a vez de definir qual é a melhor seleção de tênis do mundo.

Leia também:  Quanto vale um ponto no tênis? O de Roger Federer vale 1.500 dólares

Diferente do resultado em Moscou, desta vez os croatas venceram os franceses por 3 a 1, na cidade de Lille, e conquistaram pela segunda vez em sua história o título mundial do tênis de seleções.

O tenista Marin Cilic, número 7 do mundo, foi a estrela da seleção da Croácia no evento. O atleta disputou (e venceu) duas partidas no fim de semana. No primeiro dia saiu vencedor do embate contra Jo Wilfred Tsonga e no terceiro dia enfrentou Lucas Pouille para definir o campeonato.

O jovem Borna Coric, atleta de 22 anos, foi quem fez o terceiro ponto da seleção quando venceu o francês Jeremy Chardy. A equipe também contou com os tenistas Ivan Dodig e Mate Pavic e o treinador Zeljko Krajan.

Leia também:  Mulher que amarrou sinalizadores no filho é presa na Argentina. Saiba mais

De volta ao país, os tenistas foram recebidos como heróis na praça central de Ban Jelacic, na capital Zagreb. Os milhares de fãs que se aglomeraram para ver seus campeões entoavam o hino do país, cânticos futebolísticos e um coro de “Croácia, Croácia”.

Foto: Reprodução
Seleção croata superou a França em 3 a 1 e levou o título da Copa Davis 2018

A cerimônia de boas-vindas na praça foi organizada pela Câmara Municipal de Zagreb. Marin Cilic apareceu com a taça da Copa Davis nas mãos e comemorou com os torcedores. “É ótimo ser campeão mundial, para ser recebido dessa maneira, isso é como um sonho. Estamos orgulhosos de ter trazido este troféu para a Croácia”, disse o tenista.

Depois de confraternizarem com os fãs, os atletas compareceram ao palácio presidencial Pantovca e se encontraram com a presidente Kolinda Grabar-Kitarovic. Ela os condecorou “pelo sucesso excelente e promoção do desporto e prestígio da República da Croácia ”.

No ranking da ITF, atualizado em 26 de novembro, a seleção da Croácia aparece em segundo lugar, atrás dos franceses. Com dois títulos conquistados (2005 e 2018), os croatas igualam-se à Rússia em conquistas na Copa Davis. Os Estados Unidos é o país que mais conquistou títulos na competição, 32 no total.

Leia também:  Tenista italiano é banido do esporte após caso de manipulação de resultados

A Copa Davis é organizada pela Federação Internacional de Tênis – ITF desde 1900 e acontece todos os anos. As 16 seleções melhores colocadas no ranking da Federação fazem parte do Grupo Mundial, que disputa o título mundial do tênis .