Djokovic cai para 117º do mundo e tem pior derrota em Grand Slam

Atual bicampeão do Aberto da Austrália, sérvio foi derrotado para o uzbeque Denis Istomin na segunda rodada do primeiro Grand Slam do ano

Novak Djokovic salta para devolver bola durante partida do Aberto da Austrália
Foto: Reprodução/Twitter/AustralianOpen
Novak Djokovic salta para devolver bola durante partida do Aberto da Austrália

O Aberto da Austrália, tradicional torneio que abre o ano do tênis, viu, de forma inesperada, Novak Djokovic, número dois do mundo, ser eliminado pelo uzbeque Denis Istomin, 117º colocado no ranking da ATP, nesta quinta-feira (19). Pela segunda rodada, o sérvio perdeu por 3 sets a 2, com parciais de 7/6 (10-8), 5/7, 2/6, 7/6 (7-5) e 6/4.

LEIA MAIS: Aberto da Austrália aumenta premiação em R$12,3 milhões

Esta foi a primeira derrota de Djokovic para um tenista acima da 100ª colocação do ranking em um Grand Slam. Antes, seu pior revés foi para o russo Marat Safin, então 85º colocado, em Wimbledon 2008. Além disso, foi o pior resultado do sérvio desde 2006, isto é, há 11 anos, quand caiu na primeira rodada, aos 18 anos. Desde então, foi eliminado nas oitavas em 2007 e depois chegou, pelo menos, até as quartas. Conquistou o título seis vezes e é o atual bicampeão.

"Todo o crédito para Denis. Ele foi o melhor jogador nos momentos decisivos. Ele acelerou, jogou de forma agressiva, sacou bem, muito preciso. É um jogo de tênis. Em um determinado momento, você vai perder. Nada é impossível", afirmou Djoko.

LEIA MAIS: Tenista surdo busca top 100 e afirma que não ouvir durante o jogo é uma vantagem

"Todo o crédito para Denis. Ele foi o melhor jogador nos momentos decisivos. Ele acelerou, jogou de forma agressiva, sacou bem, muito preciso. É um jogo de tênis. Em um determinado momento, você vai perder. Nada é impossível", continuou.

Após o título de Roland Garros, o sérvio não manteve a regularidade e perdeu a primeira posição do ranking para o britânico Andy Murray. Com essa derrota, Novak deixou a chance de se tornar o maior campeão do Aberto da Austrália de forma isolada, já que está empatado com Roy Emerson, com seis troféus.

Foto: Ben Solomon/Tennis Australia
Denis Istomin comemora muito após derrotar Djoko na segunda rodada do Aberto da Austrália

Istomin, por sua vez, só havia conseguido chegar à terceira rodada outras duas vezes no Grand Slam australiano. Se considerarmos os quatro Majors, seu melhor resultado foi as oitavas de final, no Aberto dos Estados Unidos, em 2013, e em Wimbledon, em 2012. Ele havia enfrentado o sérvio cinco vezes e perdido todas.

LEIA MAIS: Federer depois de seis meses longe das quadras: "Gostinho de aposentadoria"

"Foi a minha maior vitória na carreira. Agora sinto que posso jogar no mesmo nível desses caras", afirmou o uzbeque.

Sobre o Grand Slam

O Aberto da Austrália é o primeiro Grand Slam do tênis mundial e foi inaugurado em 1905, sendo o mais "novo" dos quatro. Além dele, os campeonatos da elite são compostos por Roland Garros, na França, inaugurado em 1891 e acontece entre Maio e Junho. Depois dele é o mais antigo: Wimbledon, na Inglaterra, que começou em 1877. O ano de Grand Slam se encerra no Aberto dos Estados Unidos, que acontece entre agosto e setembro e foi inaugurado em 1881. Novak Djokovic já conquistou todos.