Tamanho do texto

Bellucci e Monteiro jogam neste domingo para concluir o confronto com a Bélgica

Bruno Soares e Marcelo Melo perderam para belgas e Brasil está eliminado do Grupo Mundial
Cristiano Andujar/CBT
Bruno Soares e Marcelo Melo perderam para belgas e Brasil está eliminado do Grupo Mundial

Após os confrontos contra a Bélgica na Copa Davis, o Brasil não conseguiu se manter na elite mundial do tênis. Neste sábado, os duplistas brasileiros Marcelo Melo e Bruno Soares sofreram a terceira derrota jogando juntos em partidas da Copa Davis. O revés veio contra os belgas Ruben Bemelmans e Joris de Loore.

LEIA MAIS:  Bruno Soares vence US Open ao lado do britânico Jamie Murray

A vitória garantiu a Bélgica no Grupo Mundial 2017, após fazer 3 a 0 contra o Brasil. Os belgas venceram com David Goffin e Steve Darcis, que bateram Thiago Monteiro e Thomaz Bellucci, respectivamente, na sexta-feira (16). Já o resultado negativo obriga o Brasil a disputar novamente o Zonal Americano na próxima temporada.

Em pouco mais de 3h de jogo, os belgas bateram a dupla brasileiras por 3 sets a 2, parciais de 3/6 7/6(5) 4/6 6/4 6/4. Melo e Soares tiveram apenas uma chance de quebra do serviço belga, no terceiro set, e aproveitaram, mas o time anfitrião conseguiu sacar melhor nos momentos decisivos para garantir a vitória.

“Eles jogaram um grande nível em toda a partida e não estávamos esperando nada diferente disso. Acho que nós também jogamos um alto nível, se você olhar nos números, toda a partida foi muito parelha. Tivemos um bom momento quando ganhamos o primeiro set e o segundo foi decisivo, no tie-break. Acho que se tivéssemos ganhado o segundo set, ganharíamos a partida bem. E depois eles cresceram muito, aumentaram a confiança. Todas as vezes em que tivemos chances de quebrar, eles conseguiram sacar muito bem” , analisou Bruno Soares.

“Hoje eles jogaram muito bem. Acredito que nós jogamos no mesmo nível em que normalmente jogamos. Eles tiveram um pouco mais a vantagem de jogar em casa, toda essa torcida, acho que isso ajudou a jogar como jogaram. Sacaram muito bem, tivemos pouquíssimas chances e um dia é assim, não podemos ganhar sempre. Este é motivo por ser tão boa a Copa Davis, que não depende de ranking, você pode jogar em casa, ter toda a torcida a favor e jogar o seu melhor, acho que foi assim com eles” , completou Marcelo Melo.

VEJA TAMBÉM:  Doente, ex-tenista francesa choca ao aparecer 40 kg mais magra: "Temo pela vida"

Mesmo com a derrota e a eliminação do Grupo Mundial, o Brasil ainda volta à quadra neste domingo (18) para as últimas duas partidas de simples com Thomaz Bellucci e Thiago Monteiro, a partir das 9h (de Brasília).

“Infelizmente é assim. Lutamos muito ontem pelos dois pontos, mas encontramos os jogadores belgas muito inspirados e jogando em um nível muito alto. David jogou um nível fantástico, depois Steve soube como jogar contra Bellucci. Hoje a dupla da mesma forma jogou em um nível altíssimo. A Bélgica mereceu a vitória, eles foram competentes, todos os méritos a eles” , afirmou o capitão João Zwetsch.