Tamanho do texto

Brasileiro não começou bem partida contra Sam Querrey e, por conta da chuva, voltará à quadra de Wimbledon na quinta-feira

Thomaz Bellucci teve jogo adiado após começar atrás em Wimbledon
Divulgação
Thomaz Bellucci teve jogo adiado após começar atrás em Wimbledon

A chuva voltou a atrasar a programação de jogos de Wimbledon, assim como já havia acontecido na última terça-feira, e o fato impediu que Thomaz Bellucci pudesse concluir o confronto com o norte-americano Sam Querrey, válido pela segunda rodada do Grand Slam realizado em Londres. O duelo foi interrompido nesta quarta quando o brasileiro perdia o segundo set por 5/2, após já ter sido derrotado por 6/4 na primeira parcial.

LEIA MAIS:  Djokovic volta a vencer por 3 sets a 0 e vai à 3ª rodada em Wimbledon

A continuidade do confronto foi reprogramada para esta quinta-feira, quando o tenista número 1 do País e 62 do mundo espera poder virar a partida diante do 41º colocado da ATP e ter a chance de encarar ninguém menos do que Novak Djokovic, atual bicampeão da tradicional competição. Em partida disputada horas mais cedo na quadra central de Wimbledon, que possui teto retrátil, o sérvio venceu o francês Adrian Mannarino por 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 6/3 e 7/6 (7/5).

LEIA MAIS:  Número 772 do mundo é batido por Federer, mas sai de Wimbledon ovacionado

Antes do duelo ser paralisado nesta terça-feira, Bellucci travou um primeiro set equilibrado com Querrey, que aproveitou uma de quatro chances de quebrar o saque do brasileiro para abrir vantagem e fechar em 6/4. Já na segunda parcial, Bellucci até conseguiu sua primeira quebra de serviço, mas sofreu outras duas e se viu muito próximo de perder o set antes da paralisação provocada pela chuva, após 1h08min.

PARTIDAS ENCERRADAS

Oitavo cabeça de chave de Wimbledon, Dominic Thiem pôde finalmente encerrar a sua partida válida ainda pela primeira rodada do Grand Slam. Iniciado e interrompido após três games disputados na última terça-feira, o jogo contou com vitória do austríaco sobre o alemão Florian Mayer por 3 sets a 0, com 7/5, 6/4 e 6/4.

E o próximo rival de Thiem também foi definido nesta quarta-feira. Trata-se do checo Jiri Vesely, que derrotou o holandês Igor Sijsling por 3 sets a 0, com parciais de 6/2, 6/4 e 7/6 (9/7).

Outro que também pôde concluir seu jogo de estreia nesta quarta foi Bernard Tomic, 19º cabeça de chave. O australiano sofreu, mas superou o espanhol Fernando Verdasco por 3 sets a 2, com 4/6 6/3, 6/3, 3/6 e 6/4. Assim, ele se credenciou para encarar na próxima fase o macedônio Radu Albot, que eliminou o português Gastão Elias, de virada, com 3/6, 6/2, 7/5 e 6/4.

Já o alemão Alexander Zverev, uma das novas promessas do tênis mundial, justificou a sua condição de 24º cabeça de chave ao passar na estreia pelo francês Paul-Henri Mathieu, batido com parciais de 6/3, 6/4 e 6/2 em outro duelo antes de a chuva impossibilitar a continuidade ou o início de uma série de outros confrontos - apenas da primeira rodada são 14 que ainda não puderam ser finalizados.

PARTIDAS FEMININAS

Dona de dois títulos em Wimbledon, a checa Petra Kvitova fez uma estreia fulminante, nesta quarta-feira. A décima cabeça de chave precisou de somente 53 minutos para arrasar a romena Sorana Cirstea, com direito a um "pneu": 6/0 e 6/4. Kvitova venceu o set inicial em apenas 15 minutos.

Petra Kvitova venceu Sorana Cirstea por 2 sets a 0 em Wimbledon
Divulgação/Wimbledon/Jon Buckle/AELTC
Petra Kvitova venceu Sorana Cirstea por 2 sets a 0 em Wimbledon

Kvitova, que levou o troféu na grama londrina em 2011 e 2014, impôs forte domínio diante da número 85 do ranking. A checa brilhou com suas 20 bolas vencedoras e apenas oito erros não forçados (contra oito e 15 da rival, respectivamente). Mostrando eficiência também no saque, não teve o fundamento ameaçado em nenhum momento da partida.

Com tal domínio, a checa finalizou a partida com quase o dobro de pontos da adversária: 59 a 30. Na segunda rodada, Kvitova vai enfrentar a vencedora do confronto entre a russa Ekaterina Makarova ou a sueca Johanna Larsson.

Sétima cabeça de chave, a suíça Belinda Bencic também estreou nesta quarta. E não teve maiores problemas para despachar a búlgara Tsvetana Pironkova, que tem bons resultados na grama. Bencic levou a melhor sobre a semifinalista de 2010 por 6/2 e 6/3. Curiosamente, a suíça também eliminara Pironkova na estreia no ano passado.

Na segunda rodada, Bencic vai encarar a norte-americana Julia Boserup. Atual número 225 do ranking, Boserup levou um "pneu" nesta quarta, mas derrotou a alemã Tatjana Maria por 6/4, 0/6 e 6/2.

Finalista em 2014, a canadense Eugenie Bouchard bateu a eslovaca Magdalena Rybarikova por 6/3 e 6/4, espantando a "zebra" protagonizada no ano passado, quando caiu na estreia, um ano depois de ser vice-campeã. Na sequência, a tenista do Canadá vai duelar com a local Johanna Konta, que avançou ao superar a portorriquenha Monica Puig, por 6/1 e 7/5.

Ainda nesta quarta, avançaram na chave feminina a russa Anastasia Pavlyuchenkova, a alemã Andrea Petkovic e a croata Ana Konjuh.