Tamanho do texto

A contusão é a mesma que forçou a tenista a abandonar a sua partida de estreia em Roland Garros, no final de maio

Azarenka não vai disputar Wimbledon
Michel Spingler/AP
Azarenka não vai disputar Wimbledon


A chave feminina de Wimbledon sofreu uma baixa de peso antes mesmo do seu início. Nesta quinta-feira, a bielo-russa Victoria Azarenka, dona de dois títulos do Aberto da Austrália, anunciou a sua desistência de participar do Grand Slam londrino por causa de uma lesão no joelho.

A contusão é a mesma que forçou Azarenka a abandonar a sua partida de estreia em Roland Garros, no final de maio, diante da italiana Karin Knapp. Desde então, a bielo-russa não entrou mais em quadra. Agora, sem conseguir se recuperar, desistiu de participar de Wimbledon.

Azarenka é a sexta colocada no ranking da WTA e havia sido apontada como a cabeça de chave número 6 do terceiro Grand Slam da temporada, marcado para começar na próxima segunda-feira. Em Wimbledon, a bielo-russa se classificou duas vezes às semifinais naquelas que foram as suas melhores campanhas em Londres, em 2011 e 2012, quando perdeu para a checa Petra Kvitova e a norte-americana Serena Williams, respectivamente, que posteriormente se tornaram campeãs do torneio.

Até sofrer a lesão que a vem mantendo afastada das quadras, Azarenka vinha fazendo uma boa temporada, sendo campeã três vezes, incluindo as conquistas dos Torneios de Indian Wells e Miami, que são consideradas as competições mais importantes depois dos torneios do Grand Slam no circuito feminino do tênis.

A desistência de Azarenka provocou algumas mudanças na relação de cabeças de chave de Wimbledon. As mais relevantes são que a britânica Johanna Konta se tornou a 16ª, enquanto a alemã Andrea Petkovic virou uma das favoritas, a 32ª. O sorteio das chaves do Grand Slam londrino está marcado para esta sexta-feira.