Tamanho do texto

Dona de três títulos em Roland Garros, Serena busca o bicampeonato consecutivo, o que nunca conseguiu no torneio

Serena Williams virou sobre Yulia Putintseva e está nas semifinais de Roland Garros
MARTIN BUREAU/AGENCE FRANCE PRESSE/ESTADÃO CONTEÚDO
Serena Williams virou sobre Yulia Putintseva e está nas semifinais de Roland Garros


A norte-americana Serena Williams precisou de uma virada para se classificar às semifinais de Roland Garros. Nesta quinta-feira, a número 1 do mundo se manteve viva na defesa do seu título ao bater a casaque Yulia Putintseva, 60ª colocada no ranking da WTA por 2 sets a 1, com parciais de 5/7, 6/4 e 6/1.

E MAIS

Djokovic supera Berdych e faz semifinal contra austríaco em Roland Garros

Dona de três títulos em Roland Garros, Serena busca o bicampeonato consecutivo, o que nunca conseguiu em Paris. Além disso, a norte-americana tenta assegurar a 22ª conquista de um dos torneios do Grand Slam. E até esta quinta, a número 1 do mundo vinha tendo uma campanha tranquila na França, sem perder sequer um set.

Diante de Putintseva, porém, foi diferente, em um duelo que chegou a ser interrompido no início, após o segundo game, pela chuva em Paris. Depois, a casaque conseguiu a primeira quebra de serviço da partida, abriu 3/1, mas depois Serena conseguiu devolvê-la. No 11º game, a número 1 do mundo perdeu mais uma vez o seu saque e acabou sendo batida na sequência por 7/5, perdendo um set em que cometeu 24 erros não-forçados, contra apenas dois da sua adversária.

Em vantagem, Putintseva largou no segundo set com uma quebra de saque, mas permitiu a reação de Serena, que virou o placar para 3/1. Novamente, porém, a casaque se recuperou, empatando o placar em 4/4, só que sucumbiu nos dois games seguintes, perdendo por 6/4.

As dificuldades para Serena, porém, acabaram aí. A norte-americana sobrou em quadra no terceiro set, abriu 5/0 com duas quebras de serviço, e fechou rapidamente a parcial em 6/1 e o jogo em 2 sets a 1, avançando às semifinais de Roland Garros, apesar das dificuldades impostas por Putintseva nos dois primeiros sets.

Serena já havia sido a algoz da casaque, de 21 anos, na chave de duplas de Roland Garros, além de ter vencido os dois confrontos anteriores em simples. De qualquer modo, Putintseva deixa Paris com a sua melhor campanha em um dos torneios do Grand Slam e vitórias sobre duas cabeças de chave - a alemã Andrea Petkovic e a espanhola Carla Suárez Navarro.

A próxima oponente de Serena em Roland Garros vai ser a holandesa Kiki Bertens. Nesta quinta, a número 58 do mundo venceu a suíça Timea Bacsinszky, nona colocada no ranking, por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/2. O duelo acabou ficando marcado pelo excesso de quebras de serviço - foram 11, sendo sete obtidas pela holandesa.

Serena e Bertens se enfrentaram apenas uma vez, na edição de 2015 do US Open, com vitória da número 1 do mundo na segunda rodada.