iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Tênis

11/05 - 08:16

Brasil foge de favoritos e enfrenta a Índia na Copa Davis

Brasileiros jogarão fora de casa; repescagem está marcada para os dias 17, 18 e 19 de setembro

Pedro Taveira, iG São Paulo

Depois de vencer o Uruguai por 5 a 0 no Zonal Americano da Copa Davis, o Brasil irá enfrentar a Índia para tentar voltar ao Grupo Mundial da competição. O confronto será válido pela repescagem e os brasileiros irão jogar fora de casa.

Longe da elite do tênis desde 2003, quando ainda contava com a presença de Gustavo Kuerten, o Brasil participa do playoff pela quinta vez consecutiva e, desta vez, conseguiu fugir dos favoritos. Nos últimos anos, derrotas contra Equador, Croácia, Áustria e Suécia impediram o retorno.

A Índia conquistou o vice-campeonato da Copa Davis em 1966, 1974 e 1987 e atualmente ocupa a nona colocação no ranking mundial. Com um retrospecto de 24 vitórias e duas derrotas na competição, os veteranos Leander Paes, 36 anos e sexto do ranking de duplas, e Mahesh Bhupati, 35 anos e sétimo do mundo, formam a melhor parceria da história indiana na Davis. O primeiro tem 43 títulos e o segundo, 45. Ambos já lideraram a lista da ATP e ganharam três Grand Slam juntos.

Os outros dois jogadores da equipe, porém, não têm o mesmo destaque. Rohan Bopanna, 30 anos, é o 490º do mundo em simples e o 59º na lista de duplas. Já Somdev Devvarman, 25 anos, aparece como 109º em simples, seu recorde pessoal, e 272º em duplas.

Brasil e Índia se enfrentaram duas vezes na Copa Davis. Em dezembro de 1966, Tomas Koch e Edison Mandarino perderam por 3 a 2 em Calcutta. Em setembro de 1991, Nelson Aerts, Luiz Mattar, Jaime Oncins e Fernando Roese ganharam por 4 a 1 em São Paulo. O então jovem Leander Paes participou do último confronto, realizado no Pinheiros.

Os jogos da repescagem estão marcados para os dias 17, 18 e 19 de setembro e a Índia deve optar por quadras duras.

Outros confrontos
Os Estados Unidos, que na primeira rodada do Grupo Mundial cairam diante da Sérvia, em Belgrado, por 3 a 2, vão à Colômbia para tentar se manter na elite. Os colombianos, por sua vez, chegam embalados pela vitória sobre o Canadá (4 a 1).

Já Suíça, de Roger Federer, não contou com o número 1 do mundo e perdeu para a Espanha por 4 a 1. Agora enfrenta o Cazaquistão na repescagem. Por fim, o Equador, que foi derrotado pela Croácia (5 a 0) pega a Romênia.

Confira todos os duelos desta fase da Copa Davis:

Colômbia x Estados Unidos
Israel x Áustria
Alemanha x África do Sul
Suécia x Itália
Índia x Brasil
Austrália x Bélgica
Cazaquistão x Suíça
Romênia x Equador

*Com agência de notícias


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Reprodução

Copa Davis

Copa Davis
Tênis brasileiro está fora da elite desde 2003, quando ainda contava com Gustavo Kuerten

Topo
Contador de notícias