Vini Jr. decisivo entra na briga por melhor do mundo
Foto: Reprodução
Vini Jr. decisivo entra na briga por melhor do mundo

Os números frios podem apontar até para um certo exagero. Mas será que Vini Jr. não começa a entrar na discussão para ser pelo menos finalista do prêmio de melhor jogador do mundo? O atacante do Real Madrid marcou dois gols no empate sobre o Bayern de Munique, pelo jogo de ida da semifinal da Champions League, e pode ser um concorrente para Kylian Mbappé (PSG) e Erling Haaland (Manchester City), prováveis finalistas, no Bola de Ouro e no Fifa The Best.

Vini Jr. tem se especializado em gols, e passes, decisivos nesta temporada 2023/2024 do futebol europeu. Foi assim contra o Bayern (dois gols), contra o City (duas assistências) e contra o RB Leipzig (um gol) na fase de mata-mata da Champions; diante do Barcelona, no Espanhol (um gol e uma assistência), e, na Supercopa da Espanha (três gols).

“Sempre falo que já sou um vencedor por estar aqui, rodeado dos melhores jogadores do mundo e de pessoas do bem”, disse Vini Jr., em entrevista à TNT, na saída da Allianz Arena, em Munique.

LEIA MAIS: Vini Jr. e os brasileiros com mais gols em mata-matas da Champions

Na temporada, foram até agora 21 gols em 39 jogos: cinco gols pela Champions, 13 pelo Espanhol, três pela Supercopa — os números são do site O Gol. Pela seleção brasileira, e daí talvez venha a principal crítica dos torcedores ao seu futebol, o atacante não marcou nenhum gol em duas partidas amistosos e três pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo.

O Real Madrid, do técnico Carlo Ancelotti, tem a chance de conquistar a 15ª Champions se passar do Bayern e do vencedor de PSG e Borussia Dortmund. A grande final acontece em 1º de junho, no estádio Wembley, em Londres, na Inglaterra. Em LaLiga, a equipe madrilenha é a primeira colocada da classificação, com 11 pontos a mais que o vice-líder Barcelona, a cinco rodadas do fim.

Como estão Mbappé e Haaland

Os seus concorrentes mais diretos a uma eventual final do prêmio de melhor do mundo têm números melhores. Mbappé alcançou antes da semifinal da Champions 48 gols em 50 jogos disputados. De quebra, foram outras 15 assistências com a camisa do PSG e da seleção francesa.

Enquanto o PSG persegue o inédito título da Champions, já se consagrou do Francês pela 12ª vez e se tornou o maior vencedor nacional. Na primeira temporada sem Neymar e Lionel Messi, carregar o endinheirado time da capital francesa nas costas tem o seu valor na contagem final de votos.

Na Premier League, o City, de Haaland, vive uma briga intensa pelo título. O time está na segunda colocação, com 79 pontos, um a menos que o líder Arsenal, que tem um jogo a mais. Na terceira colocação, já com 35 jogos, aparece o Liverpool, com 75 pontos. Haaland, claro, tem participação direta nessa campanha.

O atacante norueguês anotou 35 gols em 45 partidas na atual temporada, mesmo tendo sofrido críticas por ficar seis jogos sem balançar a rede.

Demais candidatos

Além de Mbappé, Haaland e até mesmo Vini Jr., outros nomes importantes do futebol internacional devem aparecer nos rankings prévios até os anúncios das premiações. Além do próprio Lionel Messi, figurinha carimbada com oito títulos na Fifa, outros nomes de valor estariam em busca de uma chance.

Jude Bellingham chegou nesta temporada ao Real Madrid e já tem se destacado por ótimas atuações. O impacto no time chega a ser tão importante quanto o de Vini Jr., igualmente com gols e passes decisivos para a sequência do time na temporada. O meio-campo marcou contra o Barcelona, no Espanhol, e deu assistência contra o Atlético de Madri. São 22 gols marcados em 40 jogos na temporada (contando pela seleção inglesa).

Outro semifinalista da Champions, Harry Kane também mudou de casa para ser mais valorizado. O hoje atacante do Bayern de Munique, companheiro de Bellingham no English Team, tem 43 gols marcados em 44 jogos. Ainda assim, a falta de um título na carreira. No Alemão, viu a sequência de 11 títulos seguidos do time bávaro. O Bayer Leverkusen ficou com a Bundesliga.

O Bola de Ouro e o The Best de 2024 ainda não tem data definida, mas, se repetir a tendência, a premiação da revista France Football deve acontecer no segundo semestre, ao final da temporada europeia, enquanto a festa da Fifa, em janeiro do ano que vem. A expectativa é de uma briga ainda mais acirrada entre as premiações que dividiram o mesmo nome entre 2010 e 2015, apenas com Messi e Cristiano Ronaldo como vencedores.

Recentemente, a Uefa anunciou a sua associação ao Bola de Ouro e iniciou uma “guerra fria” contra a Fifa e o seu The Best.

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!