A Federação Alemã de Futebol anunciou, nesta quinta-feira, 21, o fim de uma era. Após mais de 70 anos de parceria, a seleção da Alemanha não vestirá mais Adidas. Isso porque a concorrente norte-americana Nike fechou contrato com os tetracampeões mundiais para fornecer o material esportivo a partir de 2027. A empresa alemã ainda vestirá a equipe nacional durante a Eurocopa e a Copa do Mundo de 2026.
A nova parceria entre Alemanha e Nike passa a valer a partir de 2027, com contrato válido até 2034. Desta forma, a Euro e a Copa do Mundo servirá como uma espécie de despedida entre Die Mannschaft a fornecedora do próprio país. Os norte-americanos vestirão todas as seleções: masculina, feminina e todas as demais categorias.
“Estamos ansiosos por trabalhar com a Nike e pela confiança depositada em nós. A futura parceria permitirá à DFB continuar a realizar tarefas fundamentais na próxima década, com vista ao desenvolvimento abrangente do futebol na Alemanha”, disse Bernd Neuendorfdiz, Presidente da DFB.
O vínculo entre Alemanha e Adidas é um dos mais longevos do esporte mundial. A parceria teve início em 1953 e a marca alemã vestiu a seleção nacional em todos os quatro títulos de Copa do Mundo (1957, 1974, 1990 e 2014). A relação completará 73 anos ao seu término.
“Até dezembro de 2026, faremos tudo o que pudermos para alcançar o sucesso compartilhado com nosso parceiro atual e de longa data, a Adidas, a quem o futebol alemão deve muito há mais de sete décadas”, completou o mandatário.
A Adidas perde não somente a sua seleção nacional, mas também vê a maior concorrente ficar com o que era um de seus maiores ativos. Na última semana, a Alemanha divulgou junto a marca o novo uniforme que será utilizado para a Euro 2024.