Um dos três finalistas do prêmio de melhor goleiro do mundo da premiação do The Best, o goleiro Ederson, do Manchester City, foi eleito nesta quarta-feira, 27, como o melhor da posição em 2023 pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). O brasileiro superou com enorme vantagem o segundo colocado, o argentino Emiliano Martínez, do Aston Villa – quase o dobro da pontuação: 145 a 76.
A lista dos dez melhores colocadas é seguida por: Thibaut Courtois (Real Madrid), Ter Stegen (Barcelona), Oblak (Atlético de Madri), Donnarumma (PSG), Bono (Al-Hilal), Alisson (Liverpool), Onana (Manchester United) e Maignan (Milan).
Ederson é o segundo brasileiro a vencer a categoria, repetindo o feito de Alisson em 2019.
Ele foi peça fundamental para a inédita conquista do Manchester City da Champions League. Na final contra a Inter de Milão, teve atuação destacada. Também conquistou a Premier League, a Copa da Inglaterra e o Mundial de Clubes neste ano.
No The Best, concorre com Courtois e Bono. Para os homens, a Fifa avalia a temporada de cada um entre 19 de dezembro de 2022, após o término da Copa do Mundo do Catar, até 20 de agosto de 2023. Já entre as mulheres, a análise será entre 1º de agosto de 2022 e 20 de agosto de 2023.
O vencedor será conhecido em cerimônia em 15 de janeiro, em Londres.
Confira o ranking da IFFHS:Ederson (Brasil/Manchester City) – 145 pontosDibu Martínez (Argentina/Aston Villa) – 76 pontosCourtois (Bélgica/Real Madrid) – 73 pontosTer Stegen (Alemanha/Barcelona) – 58 pontosOblak (Eslovênia/Atlético de Madrid) – 36 pontosDonnarumma (Itália/PSG) – 23 pontosBono (Marrocos/Sevilla e Al-Hilal) – 22 pontosAlisson (Brasil/Liverpool) – 19 pontosOnana (Camarões/Inter de Milão e Manchester United) – 16 pontosMaignan (França/Milan) – 13 pontosPara fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.