Entre as especulações desta janela de transferências, Gustavo Scarpa é um dos nomes mais badalados. Craque do Brasileirão de 2022, o ex-Palmeiras passou este ano vivendo o seu “sonho europeu”, mas não encontrou sucesso pelo Nottingham Forest, da Inglaterra, nem no Olympiacos, da Grécia. O desempenho abaixo do esperado no Velho Continente reacendeu no mercado o nome do meia, desejado por Flamengo e Atlético Mineiro.
A decisão de deixar o Verdão se deu por uma meta pessoal do atleta, admitida em outubro de 2022, em entrevista exclusiva à PLACAR. “Na verdade, essa decisão de ir para a Premier League eu tenho desde os meus 11 anos, era o meu maior sonho na Europa”, contou.
“Eu confesso que pensei que já que estava terminando o contrato, que não renovaria, imaginei que conseguiria ir para a Europa por ter passaporte italiano, mas não imaginei a Premier League. Imaginei um clube menor da Espanha, da Itália, alguma coisa assim, mas aí quando chegou a de um clube da Premier… com 28 anos de idade? Sei que não sou velho, mas que jogador saiu direto do Brasil com 28 e foi para lá?”
Ainda que otimista, o jogador sabia dos desafios e não escondeu: “Sei que vai ser uma aventura, vai ser difícil, mas quero respirar novos ares. Estou super empolgado.” A empolgação, porém, não conseguiu ser refletida dentro de campo.
Contratado pelo Nottingham Forest, Scarpa passou longe de impressionar. Ao todo, foram apenas 10 partidas (seis como titular), nenhum gol e nenhuma assistência. Também sofeu com lesões na reta final da temporada. Sem espaço, foi emprestado no meio do ano para o grego Olympiacos, clube do mesmo dono do Forest, onde também fracassou e não participou diretamente de gols em 11 jogos.
Os números são bem inferiores aos que apresentou no Verdão. Por exemplo, no Brasileirão de 2022 foram 12 assistências e sete gols. Criou 16 grandes chances e deu 119 passes para finalização. Campeão, foi eleito o melhor jogador da competição.