O Fluminense estreia no Mundial de Clubes nesta segunda-feira, 18, contra o Al-Ahly, do Egito, às 15h (de Brasília), no estádio King Abdullah, em Jeddah, na Arábia Saudita. O confronto terá transmissão da Globo, Cazé TV, Globoplay e Fifa+.
Os cariocas disputam a competição pela primeira vez em sua história. A vaga foi conquistada pelo título da Libertadores em final diante do Boca Juniors, no Maracanã. Agora, o foco é passar pelo time do Egito e ter a chance de conquistar o mundo contra Manchester City, da Inglaterra, ou Urawa Reds, do Japão.
Em coletiva de imprensa antes do jogo, o técnico Fernando Diniz destacou todo o trabalho realizado pelo Fluminense para chegar neste momento: “Disputar o Mundial de Clubes para nós era o sonho de todos os dias, desde que eu cheguei ao Fluminense. Não foi algo que aconteceu na casualidade, foi muito trabalho.”
“Não é porque você trabalha muito que você vai ganhar, mas trabalhar muito e sonhar todos os dias que é possível te aproximar das conquistas e foi o que nos trouxe até aqui. Continuamos trabalhando sem parar. Vamos procurar fazer o nosso melhor na semifinal”, prosseguiu.
Diniz deve repetir a formação que começou a final da Libertadores no Maracanã. O lateral direito Samuel Xavier se recuperou da entorse no joelho e garantiu presença na partida. Já no meio, Martinelli continua no time, com o talismã John Kennedy sendo opção no banco de reservas.
Do outro lado, o Ah-Ahly chega para a semifinal embalado pela contundente vitória sobre o Al-Ittihad, da Arábia Saudita. Os donos da casa, que contavam com estrelas como Benzema, Kanté e Fabinho, foram batidos por 3 a 1. Destaque do jogo, o sul-africano Percy Tau é um dos grandes nomes do lado egípcio.
Mesmo com as nove participações na história, a tradicional equipe egípcia, que possui uma enorme torcida (que será maioria nas arquibancadas), nunca chegou a uma decisão. A melhor colocação aconteceu na edição de 2020, quando bateram nos pênaltis o Palmeiras e ficaram com o terceiro lugar.
Na competição, o Al-Ahly já foi eliminado por Internacional, em 2006, Corinthians, em 2012, e Palmeiras, em 2021. No Mundial de 2022, foi derrotado pelo Flamengo na disputa pelo terceiro lugar.
Histórico
Será o segundo confronto na história entre Fluminense Al Ahly, do Egito, Em 1961, o time brasileiro superou o adversário por 2 a 1 em uma excursão internacional. O duelo foi disputado no Estádio Internacional do Cairo, capital da então República Árabe Unida, uma fusão de Egito e Síria que durou entre 1958 a 1961. Waldo e Telê Santana marcaram os gols da vitória do time comandado por Zezé Moreira.
FICHA TÉCNICA:
FLUMINENSE X AH AHLY
Local: Estádio King Abdullah
Data: 18 de dezembro, segunda-feira
Hora: 15h (de Brasília)
Árbitro: Szymon Marciniak (POL)
Assistentes: Tomasz Listkiewicz (POL) e Adam Kupsik (POL)
VAR: Tomasz Kwiatkowski (POL)
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
FLUMINENSE: Fábio, Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Marcelo; André, Martinelli, Ganso e Arias; Keno e Germán Cano
Técnico: Fernando Diniz
AH AHLY: El Shenawy; Hany, Abdelmonem, Yasser Ibrahim e Maâloul; Attia, Ashour, Kouka; Percy Tau, Kahraba e El Shahat
Técnico: Marcel Koller
(mais…)