O São Paulo anunciou nesta segunda-feira, 11, a contratação do volante Luiz Gustavo como reforço para a temporada 2024. Aos 36 anos, o jogador retorna ao futebol brasileiro após 17 temporadas no exterior. Convocado para a Copa do Mundo de 2014, o meio-campista foi titular na competição marcada pelo 7 a 1 da Alemanha sobre o Brasil.
Luiz Gustavo asssinou contrato até 31 de dezembro de 2024 e se disse ansioso para vestir a camisa tricolor. “Nós todos teremos um excelente desafio no próximo ano. A minha carreira sempre foi movida a desafios, e o São Paulo me proporcionará mais um. Estou feliz e motivado para fazer parte deste projeto do clube. Estou ansioso para ter o primeiro contato com a torcida no Morumbi”, afirmou.
Nascido em Pindamonhangaba (SP), o jogador foi revelado pelo Corinthians de Alagoas e passou pelo CRB antes de iniciar sua carreira europeia no Wolfsburg, da Alemanha. Viveu seu auge pelo Bayern de Munique, pelo qual atuou entre 2011 e 2013, e conquistou uma Liga dos Campeões e uma Bundesliga, entre outras Copas.
Ele permaneceu na seleção brasileira de 2011 a 2016, mas ficou marcado pelo fracasso no Mundial em casa. Ao deixar o Bayern, o volante ainda teve uma primeira temporada consistente pelo Wolfsburg, com direito a 47 jogos e sete gols, e com títulos da Copa da Alemanha e da Supercopa da Alemanha, suas últimas taças. Em 2015/16 e 2016/17, o número de jogos diminuiu: foram 30 e 32 partidas, respectivamente.
Bem-vindo, Luiz Gustavo!
O Tricolor acertou a contratação do meio-campista, que assinou contrato até o fim da próxima temporada.
pic.twitter.com/JIwDVAQIeg
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) December 11, 2023
Encerrando seu período na Alemanha, o brasileiro trocou o Wolfbusrg pelo Olympique de Marselha, da França, em julho de 2017. Em duas temporadas completas e início de uma, Luiz Gustavo fez 98 partidas, com 10 gols anotados, além de uma assistência.
Já mais experiente, Luiz Gustavo deixou os grandes centros da Europa e foi defender o turco Fenerbahçe. Em três temporadas, o meio-campista fez 97 partidas e teve atuação menos goleadora, com cinco tentos somados entre 2019/20 e 2021/22, mas não conseguiu tirar o clube da fila – o Fener não conquista o Campeonato Turco desde 2014.
pic.twitter.com/b2jEiHptgl
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) December 11, 2023
A última passagem de Luiz Gustavo antes de retornar ao Brasil foi pelo Al-Nassr, da Arábia Saudita. Na liga que cada vez recebe mais nomes de peso, fez 32 jogos e teve boa influência ofensiva: cinco gols e quatro assistências. O brasileiro não conquistou títulos na Ásia e não atua desde o meio do ano.