O Real Madrid relacionou o lateral-direito Vinicius Tobias, de 19 anos, para o jogo contra o Union Berlim, da Alemanha, nesta terça-feira, 12, pela sexta rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Classificado como líder da chave, o time merengue pode dar a primeira chance ao garoto em jogos oficiais.
Promessa da base do Internacional desde 2019, quando disputou e venceu o Sul-Americano sub-15 pela seleção brasileira, Vinicius recebeu assédio da Europa logo cedo. Desse modo, ainda em 2021, quando tinha 17 anos, a venda do lateral foi acertada para o Shakhtar Donetsk, por 6 milhões de euros (37 milhões de reais na época). Pouco antes de completar a maioridade e poder se transferir, deixou o Internacional, sem nem mesmo atuar profissionalmente.
Entretanto, o garoto brasileiro não pôde estrear pelo time profissional do Shakhtar, em razão da guerra entre Ucrânia e Rússia, que paralisou o futebol do país do leste europeu. Após a Fifa permitir que atletas de clubes dos países envolvidos no conflito pudessem suspender seus contratos e procurar novos destinos, o Real Madrid fechou um empréstimo com Vinicius, até junho de 2023, com opção de compra fixada em 18 milhões de euros (equivalente a 99 milhões de reais). O vínculo foi estendido por mais uma temporada.
Em 2021/22 e 2022/23 Vinicius fez parte do “time B” da equipe espanhola, o Real Madrid Castilla. O promissor brasileiro de 18 anos impressionou nos treinamentos e, assim, foi convocado para realizar a pré-temporada com o elenco principal, com direito a entrada nos amistosos.
Homônimo de Vinicius Júnior, um dos principais jogadores dos merengues, o lateral surge como esperança para a posição carente entre brasileiros. Até o momento, são 53 partidas pelo Real Madrid de Castilla.