A 36ª rodada do Campeonato Brasileiro definiu todos os classificados para a próxima edição da Copa Libertadores da América. Os últimos times a confirmarem presença no torneio continental de 2024 foram Grêmio e Red Bull Bragantino – outras seis equipes já haviam garantido as demais vagas.
Após dois anos e um rebaixamento, o Grêmio está de volta à Libertadores da América. O tricampeão continental confirmou sua vaga via Brasileirão ao vencer o Goiás por 2 a 1, dentro de casa, e alcançar 62 pontos na tabela.
PELO TETRA! pic.twitter.com/Jb4zZ3lzif
— Grêmio FBPA (@Gremio) December 1, 2023
A última vaga brasileira para o torneio continental ficou com o RB Bragantino, que se classificou pela segunda vez em sua história. O Massa Bruta contou com o tropeço do Athletico-PR, que empatou com o Cruzeiro, e por isso não pode mais ser ultrapassado pelo rival rubro-negro na tabela. O time do interior paulista se mantém com 59 pontos com a derrota para o Fortaleza, mas comemora o feito.
O primeiro time a confirmar vaga na Libertadores de 2024 foi o São Paulo, campeão da Copa do Brasil. Atual campeão continental – Rei da América -, o Fluminense também tem participação garantida. Ao todo, o Brasil contará com oito equipes na próxima Libertadores.
Os classificados brasileiros à Libertadores 2024:
Fluminense (via Libertadores)
São Paulo (via Copa do Brasil)
Palmeiras (via Brasileirão)
Botafogo (via Brasileirão)
Atlético-MG (via Brasileirão)
Flamengo (via Brasileirão)
Grêmio (via Brasileirão)
Bragantino (via Brasileirão)