O fim de tarde deste domingo, 29, teve gosto amargo para o torcedor do Corinthians. Em clássico paulista na Neo Química Arena, o Timão recebeu o Santos em confronto direto contra o rebaixamento. Os donos da casa largaram na frente, com gol contra de Jean Lucas, mas a reação do Peixe veio nos acréscimos, em pênalti sofrido por Soteldo e convertido por Mendoza. O placar final de 1 a 1 mantém as duas equipes alvinegras próximas do Z-4 do Campeonato Brasileiro.
Na chuvosa Itaquera, o ímpeto inicial foi todo do Corinthians, que mandou no primeiro tempo – não por mérito próprio, mas por uma postura radical defensiva do Santos, que só tentou atacar através do chutão. Apesar do domínio, a equipe de Mano Menezes não conseguiu balançar a rede e parou mais de uma vez no goleiro João Paulo.
O início da reta final foi mais equilibrado, mas acabou condicionado pela bola parada do Timão, que fez a diferença aos 12 minutos. Após novo milagre do goleiro santista, Jean Lucas foi afastar e acabou anotando contra o próprio patrimônio.
O resultado parecia garantido para o Corinthians, até que Soteldo caiu na grande área já nos acréscimos. Em decisão polêmica, Daronco foi chamado pelo árbitro de vídeo e acabou mudando de opinião, confirmando o pênalti. Na conversão, Mendoza arrancou o empate para os visitantes.
Confira todos os lances do clássico paulista pelo Brasileirão: