Não houve surpresa na premiação da Bola de Ouro nesta segunda-feira, 30, em cerimônia realizada em Paris, capital da França. Lionel Messi venceu o troféu de melhor jogador do mundo dado pela revista France Football pela oitava vez na carreira, em grande parte graças à conquista da Copa do Mundo pela Argentina em dezembro. O período considerado para a premiação foi da metade de 2022 até a metade de 2023. Entre as mulheres, a vencedora foi a espanhola Aitana Bonmatí, que venceu a Copa do Mundo por seu país e a Champions League pelo Barcelona.
Messi, de 36 anos, superou a concorrência dos jovens Erling Haaland e Kylian Mbappé para faturar sua oitava Bola de Ouro, que o colocou à frente de ninguém menos que Pelé. O Rei do Futebol recebeu sete prêmios simbólicos da France Football em 2015, quando a revista revisou a época pré-1995, em que apenas atletas europeus podiam concorrer. Pelé ganhou as honrarias de 1958, 1959, 1960, 1961, 1963, 1964 e 1970. Já Cristiano Ronaldo, o grande rival contemporâneo de Messi, é o terceiro da lista, com cinco troféus (2008, 2013, 2014, 2016 e 2017).
“Nunca imaginei que poderia ter uma carreira como eu tive, essa sorte de alcançar objetivos desse nível e conquistar tudo no futebol. Tive a sorte de jogar na melhor equipe do mundo, o Barcelona, e continuar ganhando. Sofri muitas derrotas com a Argentina, momentos dolorosos, mas eu soube continuar lutando. Ganhar a Copa América e a Copa do Mundo era tudo o que faltava. Tenho muito orgulho disso”, disse Messi no palco após receber o prêmio do ex-jogador inglês David Beckham – que também é um dos donos da sua atual equipe, o Inter Miami, dos Estados Unidos.
Já Vinicius Júnior, o único brasileiro na disputa, terminou na sexta colocação. O atacante do Real Madrid ainda ganhou o Prêmio Sócrates por seu trabalho social no instituto que leva seu nome no Rio de Janeiro, e discursou sobre sua luta contra o racismo ao receber a premiação.
Veja tudo o que aconteceu na cerimônia da Bola de Ouro em Paris:
18h35 – Assim ficou o top 10 da Bola de Ouro no masculino:
1 – Lionel Messi (Argentina/Inter Miami)
2 – Erling Haaland (Noruega/Manchester City)
3 – Kylian Mbappé (França/PSG)
4 – Kevin De Bruyne (Bélgica/Manchester City)
5 – Rodri (Espanha/Manchester City)
6 – Vinicius Júnior (Brasil/Real Madrid)
7 – Julián Álvarez (Argentina/Manchester City)
8 – Victor Osimhen (Nigéria/Napoli)
9 – Bernardo Silva (Portugal/Manchester City)
10 – Luka Modric (Croácia/Real Madrid)
18h31 – Não teve jeito: é Messi de novo! Como esperado, o craque argentino conquista a Bola de Ouro pela oitava vez na carreira – um recorde absoluto – e é coroado o melhor jogador da última temporada. Messi também havia faturado os troféus de 2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019 e 2021. Não tem pra ninguém!
18h29 – Antes de entregar o prêmio, Beckham fala sobre Bobby Charlton, lenda do Manchester United e campeão do mundo pela Inglaterra em 1966, que morreu no último dia 21 de outubro.
18h25 – Chegou a hora do último prêmio! E quem vai entregar a Bola de Ouro masculina é ninguém menos que David Beckham… o dono do time em que joga Messi. Spoiler?
18h16 – A cerimônia terá seu último intervalo antes do prêmio final da noite: a Bola de Ouro para o melhor jogador do mundo no masculino.
18h11 – Assim ficou o top 10 da Bola de Ouro entre as mulheres:
1 – Aitana Bonmatí (Espanha/Barcelona)
2 – Sam Kerr (Austrália/Chelsea)
3 – Salma Paralluelo (Espanha/Barcelona)
4 – Fridolina Rolfö (Suécia/Barcelona)
5 – Mary Earps (Inglaterra/Manchester United)
6 – Olga Carmona (Espanha/Real Madrid)
7 – Alexandra Popp (Alemanha/Wolfsburg)
8 – Patricia Guijarro (Espanha/Barcelona)
9 – Linda Caicedo (Colômbia/Real Madrid)
10 – Rachel Daly (Inglaterra/Aston Villa)
18h05 – Aitana Bonmatí é a melhor jogadora do mundo! A meio-campista, campeã da Copa do Mundo pela Espanha e da Champions League pelo Barcelona, é coroada também com a Bola de Ouro 2023! Ela é a primeira futebolista da história, entre homens e mulheres, a vencer esses três troféus na mesma temporada.
Aitana, it's your moment! #ballondor pic.twitter.com/S1ZsL02hm7
— Ballon d'Or #ballondor (@ballondor) October 30, 2023
18h01 – O tenista sérvio Novak Djokovic, atual número 1 do mundo e recordista de títulos de Grand Slam, vai entregar agora um dos prêmios principais da noite: a Bola de Ouro feminina. Quem leva?
17h59 – Agora, são mais três colocações do masculino reveladas: o argentino Julián Álvarez em sétimo, o brasileiro Vinicius Júnior em sexto e o espanhol Rodri em quinto! Por enquanto, o top 10 está assim:
5 – Rodri (Espanha/Manchester City)
6 – Vinicius Júnior (Brasil/Real Madrid)
7 – Julián Álvarez (Argentina/Manchester City)
8 – Victor Osimhen (Nigéria/Napoli)
9 – Bernardo Silva (Portugal/Manchester City)
10 – Luka Modric (Croácia/Real Madrid)
17h54 – Mais três jogadoras do top 10 feminino são reveladas: em sétimo lugar, a alemã Alexandra Popp; em sexto, a espanhola Olga Carmona; e em quinto, a goleira inglesa Mary Earps.
17h49 – O Manchester City leva o prêmio de melhor time masculino da temporada. Os comandados de Pep Guardiola também venceram a Tríplice Coroa, com os títulos da Champions League, da Premier League e da Copa da Inglaterra.
17h45 – O telão mostrou todos os 56 gols de Haaland na temporada. Haja bola na rede! O norueguês também deu sua dica para outros atacantes: “É ter aquela fome de gol. Ter concentração e querer sempre marcar gols. Procure essa sensação”.
17h40 – Não podia ser outro: Erling Haaland fatura o Troféu Gerd Müller como o artilheiro da temporada, com incríveis 56 gols. O top 5 foi completado por Kylian Mbappé (54 gols), Harry Kane (40), Lionel Messi (38) e Robert Lewandowski (36).
17h37 – O ex-atacante inglês Gary Lineker vai entregar agora o Prêmio Gerd Müller, dado ao artilheiro da temporada, juntando jogos por clubes e seleções. Alguma dúvida de quem vai ganhar?
17h34 – Parte do público em Paris, majoritariamente francês, vaia Martínez durante o discurso do goleiro argentino, que foi vilão da França na final da Copa. O ex-jogador Didier Drogba, um dos mestres de cerimônia, pede que as pessoas mostrem respeito e deixem o jogador falar.
17h29 – É do Dibu! Emiliano Martínez ganha o Troféu Yashin como melhor goleiro da última temporada. O argentino foi fundamental para a conquista da Copa do Mundo, com direito a uma defesa milagrosa na final cara a cara com o francês Randal Kolo Muani, já nos minutos finais. O pai de Martínez sobe ao palco para entregar o troféu. “O que eu queria ganhar na minha carreira, já ganhei”, disse o argentino.
What a surprise! Emiliano's father is with him on stage! #ballondor pic.twitter.com/4660HiROlp
— Ballon d'Or #ballondor (@ballondor) October 30, 2023
17h28 – Voltamos! Agora, será entregue o Troféu Yashin ao melhor goleiro da temporada. Os cinco finalistas são Yassine Bounou (Marrocos), Thibaut Courtois (Bélgica), Ederson (Brasil), Marc-André ter Stegen (Alemanha) e Emiliano Martínez (Argentina).
17h21 – A cerimônia em Paris terá um intervalo e voltará em alguns minutos.
17h17 – O Barcelona também fatura o prêmio de melhor time feminino da temporada. As catalãs venceram a Tríplice Coroa, com os títulos da Champions League, do Campeonato Espanhol e da Copa do Rei.
17h13 – São divulgados os três primeiros nomes do top 10 feminino da Bola de Ouro: em décimo, ficou a inglesa Rachel Daly, do Aston Villa; em nono, a promessa colombiana Linda Caicedo, do Real Madrid; e em oitavo, a espanhola Patricia Guijarro, do Barcelona.
17h11 – A cerimônia agora homenageia Pelé, morto em 29 de dezembro de 2022. O Rei do Futebol foi premiado com sete Bolas de Ouro “simbólicas” em 2015, quando a France Football revisou a época pré-1995, em que apenas atletas europeus podiam concorrer ao prêmio. O brasileiro faturou os troféus revisados de 1958, 1959, 1960, 1961, 1963, 1964 e 1970.
17h08 – Vinicius Júnior também fala sobre a sua luta contra o racismo: “Estou preparado para falar sempre contra o racismo. Espero que todos os jogadores possam nos ajudar. É muito triste toda vez eu ter que falar sobre racismo, eu gosto de falar sobre futebol, sobre os grandes jogadores que estão aqui. Quero pedir ajuda para vocês, para que as crianças que vão vir possam sofrer cada vez menos”. O brasileiro foi alvo de insultos racistas várias vezes em jogos fora de casa no Campeonato Espanhol nos últimos anos e entrou até em conflito com o presidente da liga espanhola, Javier Tebas, por causa do assunto.
17h05 – Vinicius Júnior ganha o Prêmio Sócrates! A honraria é um reconhecimento ao trabalho social do brasileiro em seu instituto no Rio de Janeiro, que acolhe crianças carentes. “Estou muito feliz de receber esse prêmio, de poder ajudar tantas crianças. Saí da favela, é muito improvável que alguém que saiu de onde eu saí chegue aqui. É um sonho muito especial para mim poder estar aqui com vocês”, disse o atacante do Real Madrid.
« I’m delighted to be with everybody tonight »
pic.twitter.com/JRa87nHqGx
— Ballon d'Or #ballondor (@ballondor) October 30, 2023
17h02 – Anunciadas mais três posições finais na lista da Bola de Ouro! Em décimo lugar, ficou o croata Luka Modric, que fez mais uma grande Copa do Mundo; em nono, o português Bernardo Silva, peça importante da Tríplice Coroa do Manchester City; e em oitavo, o nigeriano Victor Osimhen, artilheiro do Napoli na conquista do Campeonato Italiano. A lista atualizada, por enquanto, é:
8 – Victor Osimhen (Nigéria/Napoli)
9 – Bernardo Silva (Portugal/Manchester City)
10 – Luka Modric (Croácia/Real Madrid)
11 – Mohamed Salah (Egito/Liverpool)
12 – Robert Lewandowski (Polônia/Barcelona)
13 – Yassine Bounou (Marrocos/Al-Hilal)
14 – Ilkay Gündogan (Alemanha/Barcelona)
15 – Emiliano Martínez (Argentina/Aston Villa)
16 – Karim Benzema (França/Al-Ittihad)
17 – Khvicha Kvaratskhelia (Geórgia/Napoli)
18 – Jude Bellingham (Inglaterra/Real Madrid)
19 – Harry Kane (Inglaterra/Bayern de Munique)
20 – Lautaro Martínez (Argentina/Inter de Milão)
21 – Antoine Griezmann (França/Atlético de Madri)
22 – Kim Min-jae (Coreia do Sul/Bayern de Munique)
23 – André Onana (Camarões/Manchester United)
24 – Bukayo Saka (Inglaterra/Arsenal)
25 – Josko Gvardiol (Croácia/Manchester City)
26 – Jamal Musiala (Alemanha/Bayern de Munique)
27 – Nicolò Barella (Itália/Inter de Milão)
28 – Martin Odegaard (Noruega/Arsenal)
28 – Randal Kolo Muani (França/PSG)
30 – Rúben Dias (Portugal/Manchester City)
17h00 – “Estou diante de alguns dos melhores jogadores da história. Esse troféu significa muito para mim. Mas o mais importante para mim é a equipe, não o individual. Quero ajudar o Real Madrid por muitos anos”, diz Bellingham ao receber o troféu de melhor jogador jovem da temporada.
16h57 – E saiu o primeiro premiado da noite! Jude Bellingham venceu o Troféu Kopa como o melhor jogador sub-21 da temporada passada, quando defendia o Borussia Dortmund. A julgar pelo desempenho do inglês nesse início com a camisa do Real Madrid, certamente não será o último prêmio individual da carreira dele…
JUDE BELLINGHAM IS THE 2023 KOPA TROPHY! #TrophéeKopa #ballondor pic.twitter.com/JuEvgY1WAO
— Ballon d'Or #ballondor (@ballondor) October 30, 2023
16h55 – O primeiro prêmio a ser entregue será o Troféu Kopa, que elege o melhor jogador jovem (sub-21) da temporada passada. O agora ex-jogador Eden Hazard é quem entregará a taça. Os cinco finalistas são Bellingham (Real Madrid), Camavinga (Real Madrid), Gavi (Barcelona), Musiala (Bayern de Munique) e Pedri (Barcelona).
16h51 – Todos os indicados à premiação sobem ao palco para serem apresentados ao público. O ex-atacante Didier Drogba e a jornalista francesa Sandy Heribert são os mestres de cerimônia.
16h45 – VAI COMEÇAR A CERIMÔNIA!
Shiny Paris, the Ballon d'Or Ceremony is about to start! #ballondor pic.twitter.com/XvwxcHqqr2
— Ballon d'Or #ballondor (@ballondor) October 30, 2023
16h42 – Um dos destaques na campanha vitoriosa do Manchester City na Champions, o volante espanhol Rodri falou sobre as possibilidades de ganhar prêmio. Ele é um dos dez finalistas: “Ganhar é difícil. Voltar para a Espanha? No momento tenho contrato com meu clube”.
De Bruyne (Bélgica/Manchester City)
Bernardo Silva (Portugal/Manchester City)
Haaland (Noruega/Manchester City)
Julián Álvarez (Argentina/Manchester City)
Vinicius Junior (Brasil/Real Madrid)
Rodri (Espanha/Manchester City)
Messi (Argentina/PSG/Inter Miami)
Modric (Croácia/Real Madrid)
Mbappé (França/PSG)
Osimhen (Nigéria/Napoli)
16h31 – Mais um dos favoritos chegando no estilo: Kylian Mbappé. Faltou bem pouco para o francês faturar a Copa do Mundo, hein…
Kylian Mbappé is here! #ballondor pic.twitter.com/b29vi4TPWs
— Ballon d'Or #ballondor (@ballondor) October 30, 2023
16h25 – CHEGOU O HOMEM! Lionel Messi, que desta vez não ousou no terno, chegou ao lado da esposa Antonella e dos filhos Thiago, Mateo e Ciro. Vem a oitava aí?
Mesdames, messieurs, the seven-time winner of the Ballon d'Or… please welcome Lionel Messi and his family! #ballondor pic.twitter.com/2tY22E6AAP
— Ballon d'Or #ballondor (@ballondor) October 30, 2023
16h22 – O atual vencedor do prêmio é o francês Karim Benzema, que ficou apenas com a 17ª colocação neste ano. Ele concorreu pelos feitos com a camisa do Real Madrid na temporada passada, e desde o meio do ano defende o Al-Ittihad, da Arábia Saudita.
16h20 – David Beckham na área! O ex-jogador inglês é um dos donos do Inter Miami, atual time de Lionel Messi, o grande favorito da noite de hoje. Beckham nunca ganhou a Bola de Ouro, mas ficou em segundo lugar em 1999, quando o brasileiro Rivaldo faturou o prêmio.
pic.twitter.com/AAQ1H2Op5z
— Ballon d'Or #ballondor (@ballondor) October 30, 2023
16h06 – E o estilo do Vini? O brasileiro, que está no top 10 da Bola de Ouro, chegou ostentando essa combinação de cores aí na cerimônia…
Vinicius Júnior & Jude Bellingham just arrived! #ballondor pic.twitter.com/5uYmLzZhhI
— Ballon d'Or #ballondor (@ballondor) October 30, 2023
15h54 – Se vencer sua oitava Bola de Ouro, Messi vai superar as sete premiações “simbólicas” que Pelé recebeu em 2015, quando a France Football fez uma revisão histórica da época pré-1995, quando apenas atletas europeus podiam concorrer. Na lista revisada, o Rei do Futebol faturou sete troféus: 1958, 1959, 1960, 1961, 1963, 1964 e 1970.
15h48 – A chegada da delegação do Manchester City, campeão europeu da última temporada e o time com mais jogadores no top 30. Foram indicados o zagueiro Rúben Dias, os meio-campistas Rodri, Gündogan (hoje no Barcelona), De Bruyne e Bernardo Silva, e os atacantes Álvarez e Haaland.
Hey @ManCity, welcome to Paris! #ballondor pic.twitter.com/MDjEiJTNDS
— Ballon d'Or #ballondor (@ballondor) October 30, 2023
15h43 – Um dos heróis da Argentina na conquista da última Copa do Mundo, o goleiro Emiliano “Dibu” Martínez foi outro nome que passou pelo tapete vermelho. Atualmente no Aston Villa, o jogador ganhou fama pela fama de provocar os batedores nas disputa de pênaltis. A prática, por sinal, levou a Ifab, associação internacional que regula as regras de futebol, a mudar a regra relacionada ao comportamento dos goleiros durante as cobranças. A nova versão diz que o goleiro “não deve se comportar de forma a distrair injustamente o cobrador”. Dibu já ganhou o prêmio The Best como melhor do mundo na posição em 2022, em cerimônia realizada em 27 de fevereiro de 2023.
Emiliano Martínez is here! pic.twitter.com/WV5mAU4nBo
— Ballon d'Or #ballondor (@ballondor) October 30, 2023
15h36 – Olha quem chegou! Recém-aposentado do futebol, o belga Eden Hazard marcou presença na premiação da Bola de Ouro em Paris e falou com a imprensa: “Estou muito bem, aproveitando a vida. Muito feliz com os filhos, com a família em Madri. Fiquei na Espanha para morar. Não foi uma decisão fácil deixar o futebol. Tenho filhos e preciso aproveitá-los. Acho que Leo (Messi) vai ganhar a Bola de Ouro este ano”.
Eden Hazard ! pic.twitter.com/p9WrQKXGRy
— Ballon d'Or #ballondor (@ballondor) October 30, 2023
15h33 – Os 10 jogadores que ainda não tiveram suas colocações anunciadas, em ordem alfabética, são: Julián Álvarez, Bernardo Silva, Kevin De Bruyne, Erling Haaland, Kylian Mbappé, Lionel Messi, Luka Modric, Victor Osimhen, Rodri e Vinicius Júnior. Quem será que leva?
15h29 – A France Football já divulgou nas redes sociais os resultados do 11º ao 30º lugar. Falta só revelar o top 10. Confira:
11 – Mohamed Salah (Egito/Liverpool)
12 – Robert Lewandowski (Polônia/Barcelona)
13 – Yassine Bounou (Marrocos/Al-Hilal)
14 – Ilkay Gündogan (Alemanha/Barcelona)
15 – Emiliano Martínez (Argentina/Aston Villa)
16 – Karim Benzema (França/Al-Ittihad)
17 – Khvicha Kvaratskhelia (Geórgia/Napoli)
18 – Jude Bellingham (Inglaterra/Real Madrid)
19 – Harry Kane (Inglaterra/Bayern de Munique)
20 – Lautaro Martínez (Argentina/Inter de Milão)
21 – Antoine Griezmann (França/Atlético de Madri)
22 – Kim Min-jae (Coreia do Sul/Bayern de Munique)
23 – André Onana (Camarões/Manchester United)
24 – Bukayo Saka (Inglaterra/Arsenal)
25 – Josko Gvardiol (Croácia/Manchester City)
26 – Jamal Musiala (Alemanha/Bayern de Munique)
27 – Nicolò Barella (Itália/Inter de Milão)
28 – Martin Odegaard (Noruega/Arsenal)
28 – Randal Kolo Muani (França/PSG)
30 – Rúben Dias (Portugal/Manchester City)
15h27 – Messi é o favorito a conquistar sua oitava Bola de Ouro. O argentino já recebeu o troféu de melhor do mundo em 2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019 e 2021. Seus principais concorrentes devem ser o francês Kylian Mbappé e o norueguês Erling Haaland. Confira aqui os números do trio na temporada!
15h22 – Os convidados já estão passando pelo tapete vermelho do Théâtre du Châtelet, em Paris. A cerimônia de premiação está marcada para começar às 16h (de Brasília), e você pode conferir aqui minuto a minuto. O Luva de Pedreiro já chegou!
Fun night ahead?! pic.twitter.com/If1M8XWq0a
— Ballon d'Or #ballondor (@ballondor) October 30, 2023