O Al-Nassr , time de Cristiano Ronaldo , está perto de anunciar duas contratações para a sequência da temporada: o zagueiro espanhol Aymeric Laporte , do Manchester City , e o meia luso-brasileiro Otávio , do Porto . As negociações movimentam 90 milhões de euros (488 milhões de reais), segundo informações do jornalista italiano Fabrizio Romano, especializado em mercado da bola.
A venda de Otávio foi publicada pelo jornal português O Jogo . Por ele, o clube saudita gastará 60 milhões de euros (325,3 milhões de reais), o que o tornaria a maior transferência da história do Porto, superando a venda do zagueiro Éder Militão para o Real Madrid, em 2019, por 50 milhões de euros (215 milhões de reais na cotação da época).
Caso concretizada, ele se transformará no principal gasto da equipe para a temporada que já contratou nomes como Sadio Mané, Marcelo Brozovic, Seko Fofana e Alex Telles. A tendência é que o acordo seja selado em três parcelas de 20 milhões de euros (108,4 milhões de reais).
Natural de João Pessoa, na Paraíba, Otávio atua no Porto desde 2014. Hoje com 28 anos, era considerado o principal nome da equipe, que abriu mão do teto salarial de 1,5 milhão de euros por ano para mantê-lo na última renovação de contrato: ele recebia anualmente cerca de 3 milhões de euros (cerca de 16,2 milhões de reais).
Na seleção de Portugal, o jogador ganhou espaço sendo decisivo no duelo de repescagem contra a Macedônia do Norte.
Criado nas categorias de base do Santa Cruz, entre 2006 a 2010, o meio-campista fez os dois últimos anos de sua formação no Internacional e ganhou projeção no cenário brasileiro atuando pelo time gaúcho.
Em 2012, “Otavinho”, como era chamado no Colorado devido à baixa estatura, estreou no Campeonato Brasileiro, aos 17 anos. Ao todo, foram 62 jogos e sete gols marcados com a camisa vermelha.
Foi um conselho do técnico Dunga, então à frente do Internacional, que fez o atleta mudar de postura em campo. Enfrentando problemas com a forma física que o fizeram perder espaço na equipe profissional, Otávio recebeu uma bronca do técnico. Em entrevista ao site da ESPN, em 2016, o próprio jogador falou sobre o assunto.
“Ele disse que eu precisava me cuidar, que precisava cuidar do meu corpo, porque era meu instrumento de trabalho. E graças a essa conversa, eu me motivei e sigo até hoje me cuidando demais, nunca mais deixei passar”, afirmou à época.
Habilidoso e com boa visão de jogo, Otávio logo chamou atenção do Porto e acertou sua transferência para o clube na temporada 2014/15. Sem conseguir se firmar no elenco então comandado por Luís Castro, o atleta foi emprestado ao Vitória Guimarães, mas retornou ao Dragão um ano depois.
Pelo clube, ele conquistou o campeonato português duas vezes (em 2017/18 e 2019/20) e a Taça de Portugal e a Supertaça outras duas (em 2019 e 2021). Na última temporada, marcou sete gols e deu 13 assistências em 44 partidas disputadas.
Já no Porto, Otávio chegou a ser convocado para a seleção brasileira sub-20, em 2016, mas as aparições não foram permanentes. Desde 2019 com nacionalidade portuguesa, o jogador foi chamado pela primeira vez para a seleção europeia na Data Fifa de setembro de 2021. Até aqui, foram 14 jogos, com três gols e várias boas impressões.