É oficial: Neymar é jogador do Al-Hilal . O clube saudita anunciou nesta terça-feira, 15, a contratação do jogador pelas redes sociais. O atacante brasileiro deixa o PSG após seis anos e se torna o transação mais cara da nova potência financeira do futebol mundial: 90 milhões de euros (490,3 milhões de reais), podendo chegar a 100 milhões de euros (544,8 milhões de reais) com variáveis.
Aos 31 anos, o jogador receberá aproximadamente 160 milhões de euros (871,7 milhões de reais) por temporada com um vínculo de dois anos. A assinatura ocorreu no Four Seasons George V Hotel, em Paris.
“Eu conquistei muito na Europa e desfrutei de momentos especiais, mas eu sempre quis ser um jogador global e me testar com novos desafios e oportunidades em novos lugares”, disse Neymar, em suas primeiras palavras como atleta do clube.
“Eu quero escrever uma nova história no esporte, e a Saudi Pro League tem uma energia tremenda e jogadores de qualidade no momento. Ouvi muito e aprendi que estou acompanhando uma longa lista de jogadores brasileiros que jogaram na Árabia Saudita ao longo dos anos, então acredito que este é um lugar desejado”, acrescentou.
Preterido pelo novo treinador do time francês, Luis Enrique, Neymar encerrou seu ciclo em Paris cercado por polêmicas e lesões – além da ausência do sonhado título da Liga dos Campeões.
Antes do acordo com o Hilal, o camisa 10 do Brasil na última Copa do Mundo teve seu nome ligado ao Barcelona. O clube catalão, no entanto, atravessa crise financeira e não pôde competir na questão salarial.
Operação Neymar teve MLS, endurecimento do PSG e frustração com Barcelona
O valor fechado representa menos que a metade do preço de compra de Neymar pela equipe francesa. À ocasião, em 2017, a bilionária equipe pagou 222 milhões de euros (888 milhões de reais pela cotação da época) para tirar o astro do Barcelona.
Voltando de lesão após quase seis meses fora de ação, Neymar fez dois gols e deu uma assistência no amistoso contra o Jeonbuk Hyundai Motors durante a temporada. Em jogos oficiais, o desempenho do camisa 10 pelo time parisiense foi de 173 partidas, 118 gols e 70 assistências.
PSG se despede de ‘lenda do clube’
Assim que a negociação foi confirmada, o PSG emitiu uma nota de agradecimento ao brasileiro pelos serviços prestados e o tratou como uma “lenda do clube”. “É sempre difícil dizer adeus a um jogador incrível como Neymar, um dos melhores do mundo”, afirmou Nasser Al-Khelaïfi, presidente e CEO do Paris Saint-Germain.
“Nunca esquecerei do dia em que ele chegou ao Paris Saint-Germain e de como ele contribuiu para o nosso clube e nosso projeto nos últimos seis anos. Tivemos um grande momento e Neymar sempre será uma grande parte da nossa história. Gostaria de agradecer a Neymar e sua família. Desejamos a Neymar tudo de bom no futuro e em sua próxima aventura”, completou o empresário catari.