Com gol no fim, Ceará bate Criciúma e encaminha permanência na Série B

Lenny Lobato anota, aos 42 minutos do segundo tempo, o gol solitário no Castelão e que deixa o Vozão mais aliviado na tabela

Lenny Lobato comemora gol ao lado de companheiro do Ceará
Foto: Foto: Felipe Santos / Ceará SC
Lenny Lobato comemora gol ao lado de companheiro do Ceará

O Ceará deu um passo importante para encaminhar sua permanência na Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite desta quinta-feira (8), a equipe fez valer o fator casa e derrotou por 1 a 0 Criciúma, pela 32ª rodada. Lenny Lobato anotou o gol solitário na Arena Castelão.

Com o resultado, o Vozão sobe uma posição na tabela, chega a 42 pontos e aparece na 14ª colocação. Além de abrir vantagem sobre os concorrentes diretos na parte inferior da tabela, os comandados de Daniel Paulista ganham um pouco mais de tranquilidade na reta decisiva da competição.

O Tigre catarinense, por outro lado, desperdiça a oportunidade de se aproximar do grupo de acesso, embora siga entre os primeiros colocados da Segundona. Soma 53 pontos, em quinto na tabela.

O jogo

A partida, no entanto, esteve longe de empolgar no primeiro tempo. Ceará e Criciúma alternaram a posse de bola, mas encontraram dificuldades para criar oportunidades claras. A melhor chance da etapa inicial surgiu em um cabeceio de Renzo López. Os visitantes, por sua vez, fizeram investidas tímidas, sem levar perigo.

Na volta do intervalo, o Vozão apresentou uma postura mais agressiva com maior presença no campo de ataque. Os donos da casa, contudo, ainda encontravam dificuldades para transformar a posse de bola em chances claras, esbarrando na marcação adversária e na falta de precisão nas conclusões.

Com o passar dos minutos, as substituições deram mais dinamismo à equipe alvinegra. Assim, a insistência foi recompensada aos 42 minutos, quando Lenny Lobato apareceu com precisão para balançar a rede e, assim, soltar o grito dos torcedores presentes no Castelão.

Do outro lado, o Criciúma adotou uma estratégia mais cautelosa, apostando nos contragolpes para tentar surpreender. A principal oportunidade da equipe catarinense ocorreu nos acréscimos. Aos 48′, o goleiro Richard falhou na saída de bola, a bola ficou viva dentro da área e, após o cabeceio de João Carlos, a bola passou rente à trave.

Próximos compromissos

O Ceará volta a campo na segunda-feira (12), quando visita o Botafogo-SP às 21h, em Ribeirão Preto, pela 33ª rodada da Série B. No mesmo dia, porém às 19h30, o Criciúma recebe o já rebaixado América-MG, no Heriberto Hülse, em Santa Catarina.

32ª rodada da Série B

Terça (06/10)
Sport 2×1 São Bernardo
Goiás 2×1 Athletic
Ponte Preta 0x2 Juventude
Quarta (07)
Operário-PR 1×2 Botafogo-SP
Avaí 2×1 Londrina
América-MG 0x1 Fortaleza
CRB 3×1 Atlético-GO
Vila Nova 0x0 Cuiabá
Quinta (08)
Ceará 1×0 Criciúma
Náutico 0x2 Novorizontino