Vasco esvazia DM e ganha Brenner como reforço na reta final

Diretoria aposta no retorno do atacante como principal cartada ofensiva após término de tratamento conservador

Brenner está quase próximo de voltar aos gramados
Foto: Foto: Matheus Lima/Vasco
Brenner está quase próximo de voltar aos gramados

O Vasco caminha a passos largos para esvaziar integralmente o departamento médico e entregar elenco completo à comissão técnica nesta reta decisiva do ano. O volante Mateus Carvalho encerrou um longo período de nove meses de recuperação de uma cirurgia no joelho esquerdo e treinou normalmente com o grupo nesta semana. Agora, o clube concentra as atenções no atacante Brenner, que cumpre etapas finais de transição física após lesão ligamentar no pé esquerdo e projeta retorno irrestrito na primeira quinzena de outubro.

O centroavante representa o último caso clínico de alta complexidade entregue aos médicos cruz-maltinos em 2026. Anteriormente, o meio-campista Jair também superou um quadro grave nos ligamentos do joelho direito e retornou aos gramados em agosto. A contusão de Brenner ocorreu no duelo diante do Bahia, em 9 de agosto, quando o atleta deixou o campo no intervalo. O jogador optou pelo tratamento conservador para fugir de uma cirurgia que encerraria sua temporada de forma precoce.

Retorno de atacante substitui busca por atletas livres

A iminente volta de Brenner ganhou status de contratação interna no planejamento do futebol em São Januário. Recentemente, a cúpula vascaína encerrou as conversas pelo atacante Richarlison, do Tottenham, e descartou buscar outros nomes sem contrato no mercado internacional para a sequência das competições.

“Fizemos essa reflexão depois da negociação com o Richarlison. Avaliamos várias questões. A primeira é que grande parte desses jogadores disponíveis são veteranos e não competem desde maio. O futebol brasileiro, com desgaste de viagem e a intensidade dos jogos, exige preparação. E faltam três meses de competição. Trazer um jogador sem ritmo, nesse momento, para colocá-lo em forma e com confiança, exige um esforço financeiro elevado. O treinador está satisfeito com as peças ofensivas que possui e pode extrair ainda mais do elenco. Portanto, o grande reforço ofensivo desse final de temporada vai se chamar Brenner”, avaliou o diretor de futebol vascaíno, Admar Lopes.

Disputa acirrada ganha novos concorrentes no ataque

Brenner vivia seu melhor momento no clube quando sofreu o problema físico. O atacante vinha alternando vaga com Spinelli e assumiu a titularidade incontestável sob o comando do técnico Pedro Emanuel após marcar duas vezes no clássico contra o Fluminense, assegurando o triunfo por 3 a 1 e a classificação na Copa do Brasil.

Durante a ausência do camisa 20, o Vasco buscou reposições e contratou Facundo Colidio e Bruno Duarte. O atacante argentino tomou conta do setor e acumulou quatro participações diretas em gols em apenas oito partidas disputadas. Bruno Duarte também correspondeu com duas bolas na rede e um passe decisivo. Desse modo, o retorno do antigo titular aumentará o leque de opções ofensivas do clube para os confrontos decisivos da temporada.