Clube sul-matogrossense denuncia tentativa de manipulação na Copinha

Treinador do Dourados relatou ter recebido uma ligação para facilitar na última partida da fase de grupos do torneio

Dourados perdeu os dois primeiros jogos na Copinha e já está eliminado do torneio
Foto: Foto: Divulgação/Dourados Atlético Clube
Dourados perdeu os dois primeiros jogos na Copinha e já está eliminado do torneio

Dourados-MS e Falcon-SE se enfrentam nesta sexta-feira (10), às 13h, em Itaquaquecetuba, pela última rodada da fase de grupos da Copinha. Entretanto, a partida já entrou nos holofotes um dia antes da bola rolar. O treinador do clube do Mato Grosso do Sul, Alessandro dos Santos, denunciou uma tentativa de manipulação, sendo aliciado para que seu time facilitasse a partida para os sergipanos.

Show Player

De acordo com Arnaldo Alves de Souza, presidente do Embu-Guaçu, parceiro do Dourados na Copinha, o treinador recebeu uma ligação de um número desconhecido. Nela, um homem que se identificou como Anderson Monteiro, solicitou que o clube facilitasse o jogo para o Falcon, em troca de benefícios, não especificados.

Santos recusou a proposta e reportou os fatos à diretoria do clube. Os dirigentes apresentaram, nesta quinta-feira (09), uma denúncia à Federação Paulista de Futebol.

O Dourados perdeu os dois primeiros jogos e já está eliminado da Copinha. Já o Falcon tem quatro pontos. Como Vila Nova e Aster se enfrentam no outro jogo do grupo, o Carcará precisa de uma vitória para se classificar para a próxima fase.

Em nota oficial, o Falcon afirmou que não conhece Anderson Monteiro. O clube sergipano adotou medidas junto a dirigentes do Dourados para averiguar o caso.

FPF investiga o caso

A Federação Paulista de Futebol, em meio de nota oficial, informou que já repassou o caso para a Polícia Civil. A entidade também recordou o caso que aconteceu na Copinha do ano passado, na partida entre Avaí e Nacional-SP. Confira a nota na íntegra:

A Federação Paulista de Futebol informa que tomou conhecimento de uma suposta tentativa de manipulação de resultado antes da partida Falcon (SE) x Dourados (MS), válida pela 3ª rodada da Copa São Paulo Sicredi 2025, a ser realizada nesta sexta-feira (10), e imediatamente acionou o Polícia Civil e a Stats Perform Integrity, empresa parceira responsável pelo monitoramento de casas de apostas em todo o mundo, para acompanhamento do grupo em questão.

Pelo segundo ano seguido, a FPF realiza uma ofensiva contra a manipulação de jogos na Copinha Sicredi por meio de palestras preventivas para atletas, membros de comissões técnicas e diretores das sedes com orientações e diretrizes.

A FPF é a entidade esportiva pioneira no combate à manipulação de competições e resultados, com ações práticas desde 2015, pela criação do Comitê de Integridade, monitoramento de partidas em tempo real e acordo de cooperação firmado em 2020 com a SIGA (Sport Integrity Global Alliance), principal organização de integridade no esporte.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook .