Robinho consegue autorização na Justiça para conversa com o pai

Preso em Tremembé, São Paulo, Robinho obteve uma decisão favorável na Justiça para conseguir conversar com o pai através de videoconferência

Atualmente, Robinho cumpre pena de nove anos em Tremembé
Foto: Divulgação/Governo de São Paulo
Atualmente, Robinho cumpre pena de nove anos em Tremembé

O ex-jogador Robinho, preso atualmente na Penitenciária 2 de Tremembé (P2), obteve na Justiça o direito de conversar e ver o pai, Gilvan de Souza, através de videoconferência. De acordo com o Uol, será realizada uma visita virtual em cumprimento à decisão judicial.

Show Player

O pedido teria sido realizado através de uma petição dos advogados de Robinho, que relataram uma solicitação feita verbalmente pelo ex-jogador à administração da unidade prisional. Segundo a defesa do ex-Santos, Gilvan está gravemente doente e acamado, o que impossibilita uma visita presencial. Robinho cumpre no Brasil uma pena de nove anos de prisão aplicada na Itália por estupro coletivo.

Ainda de acordo com a defesa, Robinho ouviu que somente a Justiça poderia autorizar a visita virtual. A direção da penitenciária foi contra o deferimento da medida. Segundo Antônio Donizeti Cardoso, diretor da P2, Gilvan não estaria na lista de visitantes cadastrados para encontrar o ex-jogador. Na lista constam a mulher e os três filhos. Além disso, Cardoso alegou que o modelo de visita virtual foi concedido apenas durante a pandemia de Covid-19, não fazendo mais parte do regimento interno dos estabelecimentos prisionais paulistas.

Outro item pontuado pelo diretor é que existem outros presidiários que enfrentam o mesmo problema. Um deferimento do pedido poderia abrir precedentes para novos pedidos do tipo. Posteriormente a manifestação do diretor da penitenciária, os advogados do ex-jogador alegaram que o pedido tem “o único intuito de minorar o péssimo estado clínico do genitor” de Robinho.

A promotora pública Mary Ann Gomes Nardo acompanhou a opinião de Cardoso.

Robinho obtém autorização da Justiça para conversa com o pai

Apesar dos posicionamentos contrários ao deferimento da solicitação de Robinho, o pedido foi aceito em 23 de agosto, de acordo com o Blog do Paulinho. A sentença foi proferida pela juíza Sueli Zeraik de Oliveira Armani.

Na última quarta, a notificação foi expedida para a P2 sobre a decisão da Justiça. Em nota ao Uol, a assessoria de imprensa da Secretaria de Administração Penitenciária disse cumprirá a ordem judicial.

Julgamento de recurso da defesa de Robinho inicia nesta sexta

Atualmente, Robinho e sua defesa aguardam o início do julgamento sobre dois pedidos de liberdade (habeas corpus). A expectativa é que os recursos sejam julgados a partir desta sexta-feira (13). Existe a alegação de que a prisão foi feita de forma irregular.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook .