Com a presença de Neymar em um dos camarotes e a quase 52 mil torcedores, o Flamengo venceu o Grêmio por 2 a 1, nesta quinta-feira (13/6). O jogo, pelo Campeonato Brasileiro foi decidido com dois golaços de Luiz Araújo, que entrou ainda no primeiro tempo no lugar de Igor Jesus, que torceu o tornozelo. O atacante ainda mandou um chute na trave e deu passe para Pedro perder um gol. O Rubro-Negro entrou com vários reservas, assim como o Grêmio. Além Luiz Araújo, o garoto Lorran brilhou com participação nos dois gols. Edenílson descontou para a equipe gaúcha no último ataque.
Com a vitória, o Flamengo reassume a liderança do Brasileirão, com 17 pontos. O Grêmio, que ainda tem dois jogos a menos, parou nos seis pontos. Desta forma, está próximo da zona de rebaixamento.
Grêmio começa melhor
Com zagueiros improvisados na lateral esquerda (Léo Pereira) e no meio (Léo Ortiz como primeiro volante), o Flamengo demorou a encaixar o seu jogo. Assim, foi o Grêmio que construiu três bons ataques em velocidade buscando JP Galvão. Num deles, Igor Jesus salvou ao bloquear o chute de Pavón. No outro, JP rolou para Pavón chutar com perigo por cima do travessão. Aliás, Pavón era "o cara" gremista, que então mandava no jogo e parecia que jogava em casa. Num ataque, tocou para João Pedro, que encobriu Rossi. Mas Fabrício Bruno mandou a escanteio.
Flamengo faz duas substituições e sai na frente
O Flamengo só foi assustar para valer numa bola cabeceada de Léo Ortiz, aos 15 minutos, e num chute de Lorran. O time estava mal. Para piorar, aos 25, Cebolinha teve de sair ao sentir fisgada na coxa direita. Bruno Henrique o substituiu. Três minutos depois, ao tentar dividir com Everton Galdino, Igor Jesus – que era o melhor do Fla – torceu o tornozelo esquerdo e teve de sair aos prantos. Em seu lugar entrou Luiz Araújo, com Gerson recuando.
Que golaço. Até Neymar vibrou
Depois dos 30 minutos, o Fla começou a pressionar. Assim, teve a sua primeira chance real aos 39. A bola puxada por Lorran chegou em Luiz Araújo que chutou na trave de Rafael Cabral. Porém, dois minutos depois, Luiz Araújo recebeu de Wesley, após jogada iniciada por Lorran, e da entrada da área mandou a bomba no ângulo. Golaço. Até Neymar vibrou.
Segundo tempo animado
A torcida do Fla celebrou quando, aos oito minutos, o juiz marcou pênalti de Bruno Henrique em Kannemann. Mas o árbitro foi ao monitor do VAR e anulou. O Flamengo era superior: quase ampliou quando Lorran cobrou escanteio e David Luiz cabeceou no travessão. Em outro escanteio cobrado por Lorran, Pedro chutou por cima do travessão. Aos 23 veio o segundo gol: Lorran puxou um contra-ataque, serviu a Pedro e o centroavante rolou para Luiz Araújo. Era o 2 a 0 em ais um belo gol. No fim, Pedro só não ampliou por causa de grande defesa de Rafael Cabral. Mas nos acrérscimos, no último ataque do jogo, Edeníson descontou para o Grêmio. Mas não dava tempo para nada.
FLAMENGO 2X1 GRÊMIO
Oitava rodada do Campeonato Brasileiro
Data:
13/6/2024
Local:
Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Público presente
: 51.785
Público pagante
: 48.164
Renda
: R$ 2.744.938,00
FLAMENGO
: Rossi; Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz e Léo Pereira; Léo Ortiz (Everton Araújo, 37’/2ºT), Igor Jesus (Luiz Araújo, 28’/1ºT), Lorran (Victor Hugo, 37’/2ºT) e Gerson; Everton Cebolinha (Bruno Henrique, 25’/1ºT) e Pedro. Técnico:
Tite.
GRÊMIO
: Rafael Cabral; João Pedro (Fábio, 30’/2ºT), Rodrigo Ely, Kannemann e Reinaldo; Dodi, Pepê (Carballo, 30’/2ºT) e Cristaldo; Pavón (Nathan Fernandes, 12’/2ºT), Everton Galdino (Edenilson, 30’/2ºT) e JP Galvão (Natan, 37’2ºT) . Técnico
: Renato Gaúcho
Gols
: Luiz Araújo, 41’/2ºT (1-0); Luiz Araújo, 22’/2ºT (2-0); Edenílson, 50’/2ºT (2-1)
Árbitro:
Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes:
Daniel Paulo Ziolli (SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
VAR:
Igor Junio Benevenuto (MG-FIFA)
Cartões amarelos
: Wesley, Pedro, Tite (FLA); João Pedro, Everton Galdino, Carballo, Reinaldo (GRE)