Medel e Vegetti celebram vitória do Vasco com tradicional pose de pirata, marca do camisa 99
Foto: Leandro Amorim/Vasco
Medel e Vegetti celebram vitória do Vasco com tradicional pose de pirata, marca do camisa 99

No embalo da enorme melhora sua campanha no segundo turno do Campeonato Brasileiro, em comparação à primeira metade, quando só fez 13 pontos. Aliás, muito dessa reação na luta para fugir do rebaixamento tem relação com o desempenho de jogadores estrangeiros do elenco, decisivos em partidas recentes e que influenciaram diretamente nos 40 pontos que o Gigante da Colina tem na tabela, hoje.

Dos 35 gols marcados pelo Cruz-Maltino nesta edição da Série A, 12 deles foram feitos por gringos, com grande destaque para Vegetti, que tem nove. Depois de passar perrengue na procura de uma referência na frente, a diretoria achou no atacante sua solução para balançar as redes na competição. O primeiro, aliás, saiu justamente em sua estreia, contra o Grêmio, em São Januário, triunfo pelo placar de 1 a 0.

Gols de estrangeiros no Vasco

Vegetti – 9 gols
Payet – 2 gols
Orellano – 1 gol

Além disso, Payet também deixou o dele duas vezes, mas apenas recentemente. Em sua chegada ao clube, o francês conviveu com dificuldades para alcançar as condições físicas ideais e foi ganhando maior minutagem com o passar do tempo. Por sinal, parece ter encontrado em São Januário seu palco de melhores exibições. Na Colina Histórica, decretou as vitórias por 1 a 0 e 2 a 1 sobre Fortaleza e América-MG, respectivamente.

Quem completa a lista é Orellano, preparado para a temporada de 2024. Afinal, a joia revelada pelo Vélez Sarsfield-ARG não engrenou no Vasco até o momento e pouco atuou sob o comando do técnico Ramón Díaz. No entanto, conseguiu fazer seu primeiro e único gol vestindo a camisa carioca nos 2 a 0 diante do Cuiabá, fora de casa.

Perfil de Ramón Díaz

Atualmente, o elenco do Gigante da Colina conta com sete atletas estrangeiros em sua formação, a maioria com experiência no futebol internacional. Além da rodagem em outros mercados, a média de idade desse grupo também é alta: próxima à casa dos 30 anos. Perfil e características com as quais Díaz gosta de trabalhar e sabe usar, justamente por terem maior “casca”.

Desde o início do trabalho, em julho, a nova comissão tem tido o costume de relacionar aos jogos entre cinco e seis gringos. Até porque, em diversas oportunidades, pelo menos um esteve entregue ao departamento médico. Aliás, pelo regulamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), é permitida, no máximo, a inscrição de sete jogadores por equipe no campeonato nacional.

Jogadores estrangeiros do Vasco

  • Puma Rodríguez (lateral-direito)
  • Capasso (zagueiro)
  • Medel (zagueiro)
  • Payet (meia-atacante)
  • Orellano (atacante)
  • Sebastián Ferreira (atacante)
  • Vegetti (atacante)

De todos, aquele que menos tem sido relacionado é o zagueiro Capasso. Porém, não por uma opção técnica de Díaz, e sim, por conta de lesão na região lombar. Contratado no mês de fevereiro, o argentino não entra em campo desde o dia 14 de agosto e, portanto, disputou apenas 13 partidas pelo Gigante da Colina. Pelo grande tempo de inatividade, é provável que volte somente em janeiro, na pré-temporada.

Orellano dúvida na reta final

Por sinal, não é só Capasso que pode continuar a reta final da Série A sem atuar. Depois de marcar seu gol contra o Cuiabá, na Arena Pantanal, há quase duas semanas, Orellano também vive impasse sobre sua situação clínica. O atacante de apenas 23 anos sofreu fratura na mão direita e pode perder os próximos compromissos.

Inicialmente, o departamento médico do Vasco cogitou a possibilidade de fazer a correção do problema por meio de procedimento cirúrgico. O que, consequentemente, tiraria qualquer chance de o argentino atuar novamente até dezembro. Entretanto, o próprio camisa 14 optou por adotar o tratamento conservador, por não querer ficar muito tempo fora das partidas.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!