Em situações completamente opostas, América e Atlético entram em campo, na noite deste sábado (4), no Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG), pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Enquanto o Coelho vê cada vez mais próxima a queda para a Série B em 2024, o Galo trabalha incansavelmente por uma vaga direta na Libertadores da temporada seguinte.
Afinal, o América é o último colocado do Brasileirão, com apenas 20 pontos. De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Coelhão tem 99,96% de chances de cair. Portanto, a equipe espera a confirmação matemática – que está bem próxima. Se a possibilidade de reviver a Série B em 2024 está próxima, o clube resolveu lucrar na reta final. Assim, o jogo será em Uberlândia. A diretoria alviverde vendeu os jogos contra Atlético e Flamengo para empresários e vai lucrar R$ 2 milhões com as duas partidas.
O Galo, por sua vez, vive outra realidade. O time tem 52 pontos, na quinta colocação. Segundo os matemáticos da UFMG, a chance de estar na próxima Libertadores é de 85,3%. Embora seja praticamente impossível, ainda há uma remota possibilidade de alcançar o título do Brasileirão, com 1,7% de probabilidade.
O técnico Luiz Felipe Scolari, aliás, encontrou a melhor formação para a equipe. Após início ruim – nove jogos seguidos de jejum -, o Galo passou a fazer boa campanha de recuperação. No returno do Brasileirão, o Atlético é o líder, com 25 pontos: oito vitórias, um empate e três derrotas. O América tem apenas dez pontos no segundo turno.
Onde assistir
A partida será transmitida pelo canal Premiere.
Como chega o América
O técnico Fabián Bustos encerrou os preparativos para o jogo contra o Atlético com uma certeza: o zagueiro Iago Maidana não está a disposição. Afinal, o atleta deixou o jogo contra o Internacional, na última rodada, com dores no pé direito. Ele, aliás, não viajou para Uberlândia.
Resta, portanto, saber se o treinador vai manter o esquema com três zagueiros. Caso queira seguir com o trio defensivo, a opção deve ser por Éder.
Além de Maidana, Nicolas, Everaldo, Rodrigo Varanda, Matheusinho e Aloísio estão entregues ao departamento médico do clube americano.
Como chega o Atlético
Já pelos lados da Cidade do Galo, o técnico Felipão recebeu nas últimas horas a notícia de que não poderá contar com o lateral-direito Mariano. O ala sentiu dores na panturrilha direita, virou desfalque de última hora e não viajou para Uberlândia. Saravia confirmou a titularidade na posição com boas apresentações nos últimos jogos.
Além dele, o zagueiro Bruno Fuchs (lesão na coxa esquerda), o volante Battaglia (lesão no joelho direito), e os atacantes Vargas (lesão no joelho esquerdo) e Alan Kardec (lesão na coxa direita) também são desfalques certos.
A tendência é a de que Felipão mantenha o time que encaixou nas últimas partidas. Rubens, portanto, ganhou a posição no meio-campo, contribuindo na recomposição ao lado de Guilherme Arana e Alan Franco entre os volantes.
AMÉRICA-MG X ATLÉTICO-MG
32ª rodada do Brasileirão Série A
Data e horário
: 4/11/2023, às 19h30 (de Brasília)
Local
: Parque do Sabiá, Uberlândia (MG)
América-MG: Jori; Rodriguinho, Éder, Ricardo Silva, Danilo Avelar e Marlon (Daniel Borges); Alê, Juninho, Martinez e Benítez (Cazares); Mastriani. Técnico
: Fabian Bustos.
Atlético-MG
: Everson; Saravia, Maurício Lemos, Jemerson e Arana; Otávio, Alan Franco, Rubens e Zaracho; Paulinho e Hulk. Técnico
: Luiz Felipe Scolari.
Árbitro
: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Auxiliares
:Alex Ang Ribeiro (Fifa-SP) e Francisco Chaves Bezerra Júnior (PE)
VAR
: Rafael Traci (Fifa-VAR)
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook .