Logo das Eliminatórias da Ásia
Foto: Divulgação Fifa
Logo das Eliminatórias da Ásia

Tem início nesta quinta-feira (12/10) as Eliminatórias da Ásia para a Copa do Mundo de 2026. O jogo de abertura será às 6h30 (de Brasília) entre Myanmar e Macau.

As eliminatórias asiáticas contam com 46 seleções. A competição terá uma primeira fase com 20 concorrentes que jogarão dez mata-matas e lutarão por um lugar na fase de grupos. Assim, seguirão sonhando com uma das oito vagas diretas e uma para os playoffs mundiais da Fifa. São estas 20 seleções que dão o pontapé para a competição. Dessa forma, confiram os jogos:

Myanmar x Macau – 6h30
Taipei x Timor Leste – 8h
Maldivas x Bangladesh – 8h
Singapura x Guam – 8h30
Nepal x Laos – 8h45
Camboja x Paquistão – 9h
Hong Kong x Butão – 9h
Indonésia x Brunei – 9h
Afeganistão x Mongólia – 11h
Yemen x Sri Lanka – 11h

Nenhuma das seleções acima estão bem ranqueadas na Fifa. A melhor é a de Taipei, mas apenas na 154ª colocação. Já Sri Lanka tem a pior posição: 202º num ranking com 207 seleções. Nepal e Taipei são os principais favoritos. Contudo, históricamente, as seleções que avançam nesta primeira fase normalmente ocupam os últimos lugares nas fases de grupo.

Entenda o regulamento das Eliminatórias da Ásia

Este regulamento é um dos mais complicados da Copa-2026: são 46 seleções que lutam por oito vagas diretas e uma vaga para a repescagem. Entretanto jogam cinco fases, sendo que a terceira é a mais importante: afinal, garante seis vagas diretas. Mas a quarta fase tambem garente duas vaga. Já a última é um playoff.

1 – Primeira fase: 20 seleções
São os selecionados com os piores rankings. São dez mata-matas de ida e volta e os vencedores avançam de fase.

2 – Segunda fase: 36 seleções (26 pré-classificadas e 10 que avançaram da primeira fase)
São 9 grupos de 4. Jogam em turno e returno e os dois primeiros colocados se classificam para a terceira fase.

3- Terceira fase: 18 seleções

São 3 grupos de 6. Jogam em turno e returno em seus grupos. Os dois primeiros avançam para a Copa do Mundo. Mas aqueles que terminarem em terceiro e quarto vão para a repescagem.

4 – Repescagem: 6 seleções

São divididas em 2 grupos de 3. O campeão de cada grupo da repescagem vai à Copa. Mas os segundos colocados ainda têm uma chance final: jogam um playoff asiático.

5 – Playoff asiático – 2 seleções

As seleções que terminaram em segundo lugar de seus grupos da repescagem jogarão em turno e returno em novembro de 2025. Quem vencer jogará o playoff final contra seleções das outras confederações da Fifa.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!