Com mau início e um segundo semestre fantástico até aqui, o Botafogo chega a 50 jogos na temporada satisfeito e otimista. Ninguém mais se importa que a campanha do Carioca foi ruim, quando o clube domina o Brasileirão e pode ter dois títulos. Entre as estatísticas, o jogador que mais atuou, aliás, é Tchê Tchê, com 45 partidas. Mas quem esteve em campo por mais tempo foi o zagueiro Victor Cuesta, com 3.660 minutos.
Há mais curiosidades interessantes sobre a temporada histórica do Glorioso em seu primeiro ano completo como SAF. Veja abaixo detalhes como a média de gols e quantos jogos o time pode fazer até o fim de novembro:
Desmembramento dos 50 jogos:
19 jogos pelo Brasileirão
15 jogo pelo Estadual
10 jogos pela Sul-Americana
6 jogos na Copa do Brasil
Caso chegue à final da Sul-Americana, o Botafogo terminará com 75 partidas. O próximo rival na competição é o Defensa Y Justicia, da Argentina, pelas quartas de final. O primeiro duelo será no Niton Santos, na próxima quarta, e a volta ocorre no dia 30.
Outros times, como Palmeiras (também com 50), Flamengo e Fortaleza têm quantidades semelhantes de jogos disputados que em 2023.
“Nossa estrada ainda é longa, mas não tem como não sentir orgulho desta campanha histórica do primeiro turno do Brasileirão, e agradecer a todos que contribuíram para atingirmos este recorde! Motivação e confiança de que estamos percorrendo o bom caminho, sempre com muito comprometimento, respeito, profissionalismo e trabalho em equipe! Obrigado John, Comissão Técnica, Atletas, Staff, Corporativo e essa nossa torcida gigantesca!” publicou, nesta semana, o diretor André Mazzuco.
Número de gols do Botafogo em 2023:
88 gols
, sendo 35 apenas no Brasileirão (41% do total)
Média de 1.7 gol por jogo
Artilheiro: Tiquinho, com 25 gols
Quantos jogadores foram utilizados?
O Botafogo utilizou 48 atletas, mas 14 estiveram em campo somente em até três partidas. Afinal, no começo do Estadual havia um time de reservas, mesclado com o sub-20. Vários deles, aliás, já foram emprestados ao longo da temporada.
Tchê Tchê
– 45 jogos
Lucas Perri
– 44 jogos
Marlon Freitas
– 43 jogos
Victor Cuesta
– 42 jogos
Adryelson
– 41 jogos
Curiosamente, porém, o artiheiro Tiquinho é apenas o sétimo, com 38 jogos. Neste instante, o camisa 9 se recupera de uma lesão no joelho esquerdo e deve estar recuperado em cerca de três semanas.
No elenco, há reforços que ainda nem estrearam. São os casos do lateral-direito Mateo Ponte e dos atacantes Valentín Adamo e Diego Costa. O último a chegar deve ser o zagueiro Bastos, que, por sinal, por ser angolano, ainda não resolveu a parte burocrática.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.