UFC Tampa: Joaquin Buckley vence Colby Covington em último card do ano

Na luta principal da noite, Joaquin Buckley pôs em teste a sua ascensão na organização encarando ao veterano Colby Covington.

UFC Tampa: Joaquin Buckley vence Colby Covington em último card do ano
Foto: foto
UFC Tampa: Joaquin Buckley vence Colby Covington em último card do ano

A cidade de Tampa (EUA) recebeu neste sábado (15) o último evento do UFC de 2024. Na luta principal da noite, Joaquin Buckley pôs em teste a sua ascensão na organização encarando ao veterano Colby Covington.

Mesmo diante de um rival que, por várias vezes, lutou pelo cinturão, Buckley foi extremamente dominante e preciso, principalmente em pé, Um golpe dado ainda no primeiro round gerou um corte no olho do ‘Chaos’, cujo sangramento acabaria gerando o final da luta e a vitória do ‘New Mansa’

Show Player

A luta

O duelo principal do UFC Tampa se iniciou com pouco engajamento dos dois lutadores, mas o primeiro grande lance veio quando Covington tentou a queda e um contragolpe de Buckley causou um corte no supercílio direito do ‘Chaos’, que começou a sangrar. O ‘New Mansa’ tratou de ir para cima e começar a intimidar na trocação. No final do round, uma boa direita de Buckley derrubou Covington e a luta por pouco não foi encerrada por ali mesmo.

No segundo round, Buckley se aproveitava de um Covington que pouco se achava em pé e partia com tudo, conseguindo encaixar seus golpes. O primeiro momento de relativa paz para o controverso meio-médio veio ao conseguir agarrar e, junto à grade, derrubar Buckley. Conseguindo controlar por cima, o ‘Chaos’ teve pouca ação ofensiva e deixou o rival levar a luta para cima, o ‘New Mansa’ voltando a ter o domínio da luta em pé

Depois de defender um takedown e não encaixar um de seu lado, Buckley foi para o terceiro round querendo mais e seguindo em cima de Covington, este ainda sangrando forte em decorrência do corte. O ‘Chaos’ tentava levar a luta para baixo, conseguindo de certo modo, mas vendo o rival ter alguma vantagem e até tentar uma finalização. O ex-desafiante a cinturão dos meio-médios manteve a luta no solo e buscava alguns socos para intimidar o adversário. O ‘New Mansa’ conseguiu escapar e uma nova tentativa de takedown não deu certo. Após conseguir se livrar do ‘Chaos’, o árbitro Dan Miragliotta chamou a equipe médica para verificar a situação do olho de Covington. Ao notar que o ‘Chaos’ poderia sofrer danos maiores, solicitou o encerramento da luta, vencida por Joaquin Buckley por nocaute técnico.

Felipe Lima ‘salva’ Brasil em último UFC do ano

O Brasil teve três lutadores no UFC Tampa Contra o português Manel Kape, Bruno Bulldog tinha a chance de estender sua sequência de quatro vitórias e ter a chance de ficar mais perto do ‘title shot’ no peso-mosca. O duelo se mostrou bastante acirrado desde seu início, com os dois lutadores usando de suas melhores armas na trocação, principalmente Kape com os jabs.

Mais agressivo que Bruno, o português provocava e chamava a luta, conseguindo encaixar seus socos até levar um golpe baixo do brasileiro que o derrubou e fez Bulldog perder um ponto. Estando com a desvantagem na luta, o paraibano partiu para cima no round final, conseguindo bons socos que intimidaram Kape. Este revidou com uma forte sequência que culminou em um chute na direção do corpo do brasileiro, que sentiu o golpe. Assim, o lutador de origem angolana aproveitou para encaixar sequências de socos que mandaram Bulldog ao chão e lhe renderam mais um triunfo.

+ Bia Ferreira derrota francesa e segue campeã mundial no boxe

Vindo de derrota, Vitor Petrino buscou sua reabilitação no Ultimate encarando Dustin Jacoby. O início foi de pouco engajamento ofensivo, especialmente do americano, que evitava se lançar para a trocação franca. Petrino, este querendo lutar na curta distância, conseguiu tal intento no segundo round, pegando bem com seus socos e balançando Jacoby com chutes a cabeça e um forte direto. A estratégia do brasileiro foi diferente no terceiro round, preferindo levar a luta para o solo sem muito sucesso. Perto do final, no entanto, um cruzado de direita entrou limpo no queixo do mineiro, o nocauteou e selou a sua derrota

Felipe Lima foi o primeiro brasileiro a participar do UFC Tampa, tendo pela frente o americano Miles Johns. Vindo de estreia vitoriosa, o peso-pena amazonense teve total controle da luta no primeiro round, especialmente na trocação e chegando a incomodar o adversário com seus golpes. A pressão de Felipe seguiu forte no segundo round e nem mesmo uma ‘paulada’ de Johns complicou sua luta. O ‘Jungle Boy’ teve a chance de finalizar no terceiro round, mas não conseguiu, o que não impactou em nada sua performance dominante, que lhe renderia a vitória

Resultados UFC Tampa – Covington x Buckley

Card principal

Joaquin Buckley venceu Colby Covington por nocaute técnico (interrupção médica aos 4:42 do R3)

Cub Swanson venceu Billy Quarantillo por nocaute (1:36 do R3)

Manel Kape venceu Bruno Bulldog por nocaute técnico (1:57 do R3)

Dustin Jacoby venceu Vitor Petrino por nocaute (3:44 do R3)

Daniel Marcos venceu Adrian Yanez por decisão dividida dos juízes

Navajo Stirling venceu Tuco Tokkos por decisão unânime dos juízes

Card preliminar

Michael Johnson venceu Ottman Azaitar por nocaute (2:03 do R2)

Joel Álvarez venceu Drakkar Klose por nocaute (2:48 do R1)

Sean Woodson venceu Fernando Padilla por nocaute técnico (4:58 do R1)

Felipe Lima venceu Miles Johns por decisão unânime dos juízes

Miranda Maverick venceu Jamey-Lyn Horth por decisão unânime dos juízes

Davey Grant venceu Ramon Taveras por decisão unânime dos juízes

Piera Rodríguez venceu Josefine Knutsson por decisão unânime dos juízes