Árbitro Paulo César Zanovelli, de Fluminense x São Paulo, é denunciado pelo STJD por descumprimento de regras do futebol

Entidade fala em "deixar de observar as regras da modalidade" por parte do juiz em lance que gerou o polêmico primeiro gol do Tricolor Carioca na partida

Foto: Foto de Wagner Meier/Getty Images
[object Object]

Paulo César Zanovelli, árbitro que dirigiu o duelo polêmico entre Fluminense 2 a 0 São Paulo , em 1º de setembro, no Maracanã, pela 25ª rodada do Brasileirão, foi denunciado pela Procuradoria Geral do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) e poderá ser punido por descumprir regras do futebol. A informação foi divulgada pela ESPN.

Show Player

Protocolada nesta segunda-feira (16), a denúncia está baseada no artigo 259 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que diz em “deixar de observar as regras da modalidade”. A pena prevista, em caso de condenação, é a suspensão de 15 a 120 dias. Em caso de reincidência, a punição poderá subir para até 240 dias, com adição de multa de até R$ 1 mil.

O lance polêmico se deu quando o centroavante são-paulino, Jonathan Calleri, recebeu passe em profundidade pela direita e disputou bola com o zagueiro do Flu, Thiago Santos. O assistente, Guilherme Dias Camilo, marcou falta de Calleri e gesticulou normalmente sua marcação com a bandeirinha, mas Zanovelli aplicou vantagem e virou de costas para o ocorrido.

Thiago Silva, outro defensor do Fluminense, pôs a mão na bola para cobrar a falta que não foi marcada oficialmente pelo juiz de campo e, na continuação da posse de bola pelo time carioca, Kauã Elias abriu o placar para o Tricolor das Laranjeiras, gerando muitas reclamações por parte dos atletas são-paulinos.

Paulo César Zanovelli concedeu o gol, mesmo após ter sido alertado da irregularidade cometida por Thiago Silva, pelo árbitro de vídeo, Igor Junio Benevenuto.

(Foto de Wagner Meier/Getty Images)

Nas imagens e áudios do VAR, que foram divulgados pela CBF na última sexta-feira (13), Zanovelli entrou em contradição ao relatar que observou a falta cometida por Calleri e o toque de mão de Thiago Silva, mas que optou pela vantagem mesmo assim, considerando o lance “legal”.

A denúncia apresentada pela Procuradoria do STJD não tem relação com o pedido de anulação da partida feito pelo São Paulo, o que ocorreu de forma separada e somente após os áudios da arbitragem de vídeo terem sido revelados publicamente pela CBF.

Não há data para o julgamento de Zanovelli acontecer, e o árbitro não foi mais escalado nos jogos dos torneios nacionais desde o duelo em questão pelo Campeonato Brasileiro.

O São Paulo volta à campo no duelo de ida das quartas de final da Conmebol Libertadores, na próxima quarta-feira (18) às 21h30 (horário de Brasília), diante do Botafogo, no estádio Nilton Santos. O Fluminense, pela mesma fase da competição sul-americana, receberá o Atlético-MG, também no dia 18, às 19h (de Brasília), no Maracanã.