Na tarde desta quarta-feira (4), a revista France Football divulgou a lista dos finalistas de diversas categorias, entre elas a do prêmio de melhor jogador de futebol da temporada europeia 23/24, que será entregue em 28 de Outubro. Entre os 30 finalistas, o destaque fica para Vini Jr., que foi o único representante do Brasil na lista do futebol masculino.
O atleta é um dos favoritos a vencer o prêmio após conquistar três títulos com o Real Madrid na última temporada – Supercopa da Espanha, La Liga e Champions League. Apesar do favoritismo, Vini Jr. enfrenta forte concorrência, incluindo Jude Bellingham, seu companheiro de time no Real Madrid, e Rodri, vencedor da Eurocopa e da Premier League, por Espanha e Manchester City, respectivamente.
Entretanto, Vini Jr. foi o único brasileiro indicado a melhor jogador do mundo, repetindo o feito do ano anterior, quando terminou em sexto lugar. A última vez que o Brasil esteve representado por mais de um jogador foi em 2022, quando, além de Vini, os volantes Fabinho e Casemiro também participaram da premiação.
Os jogadores que concorrerão ao prêmio, após votação de 100 jornalistas do mundo todo, são: Jude Bellingham, Rubén Dias, Phil Foden, Federico Valverde, Emiliano Martínez, Erling Haaland, Nico Williams, Granit Xhaka, Artem Dovbyk, Toni Kroos, Dani Olmo, Florian Wirtz, Martin Ødegaard, Mats Hummels, Rodri, Harry Kane, Declan Rice, Vitinha, Cole Palmer, Dani Carvajal, Lamine Yamal, Bukayo Saka, Hakan Çalhanoğlu, William Saliba, Kylian Mbappé, Lautaro Martínez, Ademola Lookman, Antonio Rüdiger, Alejandro Grimaldo e, claro, Vinicius Júnior.
Caso o favoritismo se confirme e Vini Jr. vença o Ballon d’Or, ele será o primeiro brasileiro a conquistar o prêmio em 17 anos. O último brasileiro a ser nomeado Bola de Ouro foi Kaká, que venceu em 2007.
Os outros brasileiros
Além da estrela madridista, quatro brasileiros são finalistas de outros três prêmios. Então, Continuando no futebol masculino, Savinho, do Manchester City, foi indicado para melhor jogador sub-21 do mundo, o troféu Kopa – premiação esta que só foi vencida por um brasileiro: Alexandre Pato, quando atuava pelo Milan -, mas o brasileiro encara o favoritismo de Lamine Yamal.
Já na modalidade feminina, após a medalha de prata em Paris, o Brasil teve duas representantes entre as finalistas: a zagueira Tarciane, que atualmente defende o Houston Dash, dos Estados Unidos, e a atacante do Corinthians Gabi Portilho. Ademais, o técnico Arthur Elias também foi indicado para a categoria de melhor técnico(a) de futebol feminino, por seu trabalho no Corinthians e na amarelinha, sendo o primeiro brasileiro a figurar entre os finalistas neste prêmio.
+ Veja a lista com todos os candidatos
A premiação será realizada em 28 de Outubro no Théâtre du Châtelet, em Paris.