Fórmula 1: Franco Colapinto estreia na Williams em Monza
Esporte News Mundo
A equipe demitiu Logan Sargeant, que vinha com uma série de acidentes e corridas ruins.
As recentes movimentações no grid da mais prestigiada categoria do automobilismo, a Fórmula 1, causaram repercussão entre os que acompanham o esporte. No último dia 27, a Williams Racing
anunciou a substituição imediata de um dos seus pilotos no grid. No artigo publicado pela construtora, foi anunciado que o argentino Franco Colapinto, de 21 anos, correrá pela Williams pelo restante da temporada de 2024. Ele já estreia neste fim de semana, em Monza, ao lado de Alex Albon.
Show Player
O piloto argentino vai ficar no lugar de Logan Sargeant, contratado desde 2023, que foi demitido pela construtora após uma sucessão de erros e poucos resultados positivos obtidos pelo piloto americano. Sargeant terminou a temporada de 2023 na 21° colocação no campeonato de pilotos, com apenas 1 ponto. Em 2024, ele não terminou nenhuma corrida na zona de pontuação, tendo como classificação mais alta um 15° lugar, em Jeddah.
No GP da Holanda, em Zandvoort, a Williams de Sargeant pegou fogo, durante o terceiro treino livre, após uma batida forte do piloto. Ele teve que deixar o treino. E isso parece ter sido a gota d’água para a Williams, que não pontuou com nenhum de seus pilotos nesta temporada. No Twitter, a construtora agradeceu o seu agora ex-piloto:
Após 23 anos, a Argentina volta a ter um piloto no Grid da Fórmula 1 com Franco Colapinto. O último foi Gaston Mazzacane, que deixou a categoria em 2001 após quatro grandes prêmios disputados e tendo como melhor posição o 8° lugar. O país também é pátria de um dos maiores pilotos da história, o ídolo de Ayrton Senna e pentacampeão mundial, Juan Manuel Fangio.
Franco Colapinto faz parte da Academia de Pilotos da Williams e é titular da MP Motorsport na F2. Atualmente, ele está em 6° na classificação geral de pilotos da Fórmula 2, com 96 pontos. O argentino se mostrou animado com o que, para ele, é a realização de um sonho.
“É uma honra fazer minha estreia na Fórmula 1 com a Williams. É disso que os sonhos são feitos. A equipe tem uma história incrível e uma missão de voltar à frente, da qual mal posso esperar para fazer parte”
, afirmou.
Colapinto vai estrear na Fórmula 1 no meio da temporada, ao lado de Alex Albon. Ainda não se sabe ao certo o futuro do piloto na equipe. A construtora já anunciou outras mudanças este ano: a partir de 2025, Carlos Sainz também passa a correr pela Williams após três anos na Scuderia Ferrari, o que faz o futuro do piloto argentino ser incerto.
Confira os horários do fim de semana em Monza, que começa nesta sexta-feira (30)