Guia da Premier League 2024/2025: briga pelo título e quem corre por fora

A nova temporada do melhor campeonato do mundo terá o pontapé inicial nesta sexta-feira

Foto: Foto: Mike Carlson/Getty Images
[object Object]

A Premier League da temporada 2024/2025 começará nesta sexta-feira (16). A partida entre Manchester United e Fulham dará o pontapé inicial na competição. Nos últimos anos, o mundo testemunhou a hegemonia do Manchester City, de Pep Guardiola, que venceu as últimas quatro edições da liga. 

Desde a chegada do espanhol ao comando do clube, o nível de competitividade da Premier League aumentou muito. Por conta disso, segundo um levantamento da competição, agora é estimado que o primeiro colocado terá que fazer mais do que 88 pontos. A equipe de Guardiola já venceu a competição com 93 pontos, mas teve uma leve queda para 90 nas últimas duas temporadas. 

Show Player

Para saber mais sobre o campeonato que é considerado o melhor do mundo e sobre suas principais equipes, o ENM preparou um guia com tudo que você precisa saber sobre a Premier League 2024/2025. 

City e Arsenal

O atual tetracampeão , o Manchester City, começou a temporada em grande estilo após conquistar a Supercopa da Inglaterra, ao vencer o rival Manchester United nos pênaltis. Os Citizens fizeram uma janela quieta e optaram por manter a espinha dorsal da equipe e tiveram apenas com apenas a chegada de Savinho, que estava no Girona. Por outro lado, Julián Alvarez deixou a equipe e foi para o Atlético de Madrid. 

A equipe de Pep Guardiola venceu as últimas quatro edições da competição e busca sua quinta conquista seguida nesta temporada. Para isso, a equipe contará com brilho do volante Rodri e do meia-atacante Phil Foden.

Pep Guardiola e a taça da Premier League – Foto: Michael Regan/Getty Images

Quem terminou a competição logo atrás foi o Arsenal, que também teve uma janela quieta, sua única contratação até agora foi a do zagueiro Ricardo Calafiori , que estava no Bologna e foi destaque da Itália na última Eurocopa. Na última temporada, os Gunners lideraram a competição, fazendo uma campanha história, mas terminou dois pontos atrás do City. 

Nesta temporada, a equipe do norte de Londres tentará acabar com um jejum de 20 anos sem conquistar o campeonato inglês. Sua última conquista aconteceu na temporada 2003/04, com o time que ficou conhecido como os “Invencíveis”.

Liverpool vivendo uma nova era

O último time a vencer uma Premier League sem ser o Manchester City, foi  Liverpool, de Jurgen Klopp, o técnico alemão deixou a equipe de Merseyside após nove anos e agora os Reds vivem o começo de uma nova era. O escolhido para comandá-la foi o holandês Arne Slot , ex-Feyenoord, ele chega a Anfield em meio a muitas dúvidas, se ele poderá manter a equipe brigando por títulos como seu antecessor. 

Durante a pré-temporada, o novo comandante teve um bom desempenho com quatro vitórias em cinco jogos. Esse empenho pode dizer que Slot está tentando conhecer o elenco da maneira mais rápida possível e também explica o fato da equipe não ter contratado ninguém até agora. O destaque da equipe neste período foi o atacante Salah, que marcou 20 gols na última edição da competição. Ele está em seu último ano de contrato, e ainda não teve sua renovação resolvida.

Salah foi o destaque do Liverpool na última temporada – Foto: PETER POWELLAFP via Getty Images

Times do big 6 que correm por fora

O Tottenham, quinto colocado na última temporada, reduziu seu elenco e apostou suas fichas no futuro com as chegadas de Archie Gray e Lucas Bergvall, ambos de 18 anos. Por outro lado, pensando no curto prazo, a equipe acertou com o atacante Solanke , artilheiro do Bournemouth na última Premier League e a contratação mais cara desta janela até agora. No entanto, a base do time titular dos Spurs foi mantida.

Nesta temporada, Ange Postecoglou terá que resolver os problemas defensivos, na última competição os Lilywhites sofreram 61 gols, e também sofreram com lesões que fizeram a equipe ter uma queda de produção do meio para o fim da competição. Resta saber como grego-australiano conseguirá resolver essas questões. 

Quem terminou logo atrás foi o Chelsea, os Blues ficaram na sexta colocação. Neste verão a equipe do sul de Londres continuou investindo forte em contratações e reforçou todos os setores de seu elenco. As principais contratações foram a do atacante Pedro Neto , do meia Dewsbury-Hall e a do goleiro Jorgensen. 

A equipe de Stamford Bridge também mudou de comando. Após a saída de Mauricio Pochettino poucos dias depois do término da última temporada, Enzo Maresca, ex-Leicester, assumiu o cargo e terá um desafio difícil em sua primeira passagem como técnico na Premier League.  

O Manchester United, de Erik Ten Hag, decepcionou na última temporada e terminou na oitava colocação. Uma possível abaixo para a tradição para o maior campeão da competição, com 20 conquistas. 

Os Red Devils começam a competição com dois desfalques importantes, o recém-contratado Leny Yoro e o atacante Rasmus Hojlund se lesionaram e perderão as primeira semanas da competição. Por outro lado trouxe peças que trazem mais profundidade para o elenco,com as chegadas da dupla de defensores De Ligt e Mazraoui , além do atacante Zirkzee. Ten Hag terá muita pressão para fazer a equipe ter atuações mais consistentes dentro da competição.

De Ligt e Mazraoui com Ten Hag e Dan Anshworth – Foto: Divulgação/Manchester United

Aston Villa, de Unai Emery

O Aston Villa terminou a última Premier League no G-4 e voltou a Champions League depois de 41 anos ausente. A equipe comandada por Unai Emery, que renovou seu vínculo recentemente, vem subindo de posição ano após ano, e agora fala em brigar pela liderança. 

Apesar da perda de Douglas Luiz e Mousa Diaby, os Villans investiram mais de 176 milhões de euros em oito reforços. As principais chegadas foram a do lateral Ian Maatsen e do volante Amadou Onana. Por outro lado, a equipe manteve o artilheiro Olie Watkins, que marcou 19 vezes na última edição da competição e o goleiro argentino Emiliano Martínez. 

Fique de olho

O West Ham é uma das equipes para ficar de olho. Os Hammers  tiveram uma troca de comando, após a saída de David Moyes, e Julen Lopetegui assumiu o lugar do escocês. A equipe foi forte no mercado e acertou com nomes que chegam para serem titulares.

 Na defesa, chegaram Todibo e Kilman. No meio, o destaque fica para a chegada do volante argentino Guido Rodríguez, ex-Real Betis. Enquanto o ataque foi reforçado com as contratações de Niclas Füllkrug, artilheiro do Borussia Dortmund na última Bundesliga, e Summerville, destaque no Leeds United na última Championship. Agora caberá ao espanhol achar a melhor formação para acomodar os reforços e os jogadores que já estava no elenco.   

O Newcastle é outro time para ficar de olho. Os Magpies fizeram um mercado discreto até agora e adicionaram peças para a rotação do elenco, a principal contratação foi a do zagueiro Lloyd Kelly, destaque do Bournemouth na última temporada. 

Em 2024/25, a equipe de Eddie Howe terá o trunfo de não ter competições continentais para disputar, o que pode ser uma coisa positiva, tendo em vista o alto número de lesões na última temporada em virtude da sequência pesada de jogos. O que pode beneficiar com mais dias de treinamentos e recuperações, além de aumentar as chances de fazer boas campanhas na Premier League e nas copas nacionais. 

A rodada de abertura da Premier League começa hoje, quando o Manchester United receberá o Fulham, no Old Trafford, às 16h00. A rodada continua ao longo do final de semana e termina na segunda-feira. O principal confronto deve ser entre Chelsea e Manchester City, no domingo, no Stamford Bridge. 

Jogos da primeira rodada

Sexta-feira – 16/8

  • Manchester United x Fulham – 16h

Sábado – 17/8

  • Ipswich Town x Liverpool – 8h30
  • Arsenal x Wolverhampton – 11h
  • Everton x Brighton – 11h
  • Newcastle x Southampton – 11h
  • Nottingham Forest x Bournemouth – 11h
  • West Ham x Aston Villa – 13h30

Domingo – 18/8

  • Brentford x Crystal Palace – 10h
  • Chelsea x Manchester City – 12h30

Segunda – 19/8

  • Leicester x Tottenham – 16h