A madrugada desta quarta-feira (31) começou quente para o Brasil com expectativa de medalha no judô. Na categoria até 90 kg, Rafael Macedo passou pelas etapas preliminares e foi brigar por um lugar na semifinal do judô. O paulista de 29 anos derrotou o holandês Noel Van End na fase de grupos e na sequência eliminou Alex Cret, da Romênia. Mas acabou sendo eliminado pelo espanhol Tristani Mosakhlishvili nas quartas de final com um Wasa-Ari.
+ Quadro de medalhas: Brasil tem conquista histórica na ginástica
Siga o Esporte News Mundo no X , Facebook e Instagram
Na fase de grupos, Rafael Macedo dominou o holandês Noel Van End e venceu a disputa no golden score após o rival tomar a terceira punição se defendendo de um ataque do brasileiro. Nas oitavas de final, Alex Cret agrediu mais durante os primeiros minutos de luta e Rafael Macedo aguardou o erro do adversário na defesa. Com duas punições contra uma no golden score, o brasileiro conseguiu esboçar uma reação rápida e encaixou uma chave de braço para eliminar o rival com um ippon.
Nas quartas, o brasileiro encarou o espanhol Tristani Mosakhlishvili, venceu a primeira luta contra o Ustopiriyon, do Tajiquistão, com um Wasa-Ari no golden score e nas oitavas aplicou um Ippon no judoca Erlan Sherov, do Quisquistão. A disputa entre o espanhol e o brasileiro foi pegada, mas o rival de Rafael Macedo acabou agredindo mais no último minuto e avançou para a semifinal com um Wasa-Ari.
As semifinais do judô nesta categoria serão disputadas a partir das 11h desta quarta-feira (31). Até aqui, o Brasil ainda não alcançou nenhuma medalha no judô.